Termina hoje oficialmente a história de 30 anos do Audi A4, modelo que foi lançado em 1994 e que dá agora lugar aos novos Audi A5 e A5 Avant depois de cinco gerações.
No entanto, há hábitos que se mantêm intactos e haverá desde logo versões S5 e S5 Avant, com um motor de seis cilindros. Nos últimos tempos, as nomenclaturas da Audi não têm sido as mais claras ou simples do mundo, mas, desta vez, parecem fazer sentido: os modelos elétricos, como o Q4 e-tron ou o próximo A6 e-tron, são designados com números pares, enquanto os que se mantêm com motores de combustão recebem números ímpares.
Dito isto, o A5 Coupé e o A5 Sportback são cancelados e não terão substitutos. Uma decisão triste, tendo em conta a beleza dos dois modelos, mas a empresa de Ingolstadt assume que, pelo menos, os clientes do Sportback ficarão satisfeitos com um novo A5, mais bem posicionado.
Talvez seja o termo certo, porque o A5 e o A5 Avant, são a última aposta de combustão da marca no segmento, crescem significativamente, recebem um interior muito mais requintado e novas motorizações com uma evolução do sistema mild hybrid, que poderá passar por um full hybrid.
Os novos A5 e A5 Avant chegam aos 4.829 milímetros de comprimento, o que os torna 67 mm maiores do que anteriormente. A distância entre eixos também cresceu 80 mm para 2,90 metros.
À primeira vista, a grelha de estrutura única mais plana e mais larga e a nova faixa de luz na traseira, que é o orgulho dos designers de iluminação da Audi, são impressionantes.
Além disso, as versões topo de gama estão equipadas com OLEDs digitais de segunda geração, que apresentam, pela primeira vez, uma assinatura de luz digital ativa. No total, são oferecidas oito assinaturas de luz diferentes à frente e atrás, bem como a chamada luz de comunicação traseira, que pode avisar antecipadamente os outros utentes da estrada sobre acidentes e avarias.
No que respeita ao design da carroçaria, a berlina apresenta uma silhueta mais arredondada e curvilínea, sobretudo a partir do pilar B. Os puxadores das portas são embutidos na carroçaria, as ponteiras de escape são verdadeiras e existe a possibilidade de escolher entre jantes de liga leve de 17 e 20 polegadas.
Os novos A5 e A5 Avant destacam-se pelo interior, a começar pelo ecrã OLED curvo (painel de instrumentos de 11,9 polegadas, infotainment de 14,5 polegadas) e o ecrã opcional de 10,9 polegadas para o passageiro. Este já é conhecido do Q6 e-tron, mas no A5, no entanto, ganhou em termos de qualidade.
Qualidade que também se reflete nos materiais interiores. É provável que o A5 estabeleça o padrão nesta classe. E em termos de equipamento (mesmo que grande parte seja opcional), o posicionamento superior da série de modelos anunciada pela Audi é também reconhecível.
Pela primeira vez, há regulação elétrica da coluna de direção, um grande teto de vidro com regulação eléctrica e um sistema de som Bang Olufsen 3D com altifalantes nos apoios de cabeça do condutor e do passageiro da frente. Isto permite que o passageiro da frente ouça conteúdos em streaming, por exemplo, enquanto o condutor pode manter-se concentrado nos comandos de navegação.
O head-up display tem uma área de superfície 85% maior do que o seu antecessor e agora também pode ser operado a partir do volante. O novo Audi Assistant utiliza o ChatGPT para responder às perguntas e pedidos dos ocupantes.
O equipamento de série inclui um assistente de estacionamento traseiro com indicador de distância, cruise control, limitador de velocidade, aviso de saída da faixa de rodagem, assistente de eficiência e assistente de atenção e fadiga.
O crescimento dos dois A5 deve-se sobretudo à maior distância entre eixos, que beneficia naturalmente os passageiros traseiros. A capacidade da bagageira varia entre 445 e 1299 litros para a berlina e entre 476 e 1424 litros para a carrinha. Portanto, é de facto um pouco mais pequena do que anteriormente. De facto, não existe piso duplo, devido à bateria de 48 volts das novas motorizações MHEV Plus.
No novo 2.0 TFSI de 204 CV, no já conhecido 2.0 TDI de 204 CV e no novo 3.0 V6 TFSI de 367 CV do S5, o sistema consiste numa bateria de lítio-ferrofosfato (LFP) de 48 volts com uma capacidade de 1,8 kWh, um motor-gerador de arranque e um novo gerador de propulsão localizado diretamente no veio de saída da transmissão. Este último pode fornecer até 18 kW de potência e recuperar até 25 kW.
As manobras a baixa velocidade e as manobras de estacionamento são efetuadas de forma puramente elétrica, como quando se circula no tráfego urbano denso, e a navegação “à vela” é aumentada.