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Tirando partido da sua abordagem multienergia, a Stellantis está a reagir rapidamente ao rápido aumento das encomendas de modelos híbridos por parte dos clientes europeus, em especial os que utilizam a mais recente e avançada tecnologia híbrida eDCT.

A marca irá propor 30 modelos híbridos este ano e planeia introduzir mais seis até 2026. As variantes híbridas proporcionam uma experiência de condução excecional, assegurando, em simultâneo, uma redução das emissões de CO2 a um preço mais acessível do que os veículos 100 por cento elétricos e híbridos plug-in.

A Stellantis registou um aumento de 41% nas vendas de modelos híbridos na UE30, no acumulado do ano de 2024, em relação ao acumulado do ano de 2023[1] e espera alcançar um aumento na taxa de aceitação dos clientes com os próximos lançamentos. A Stellantis é líder de vendas de veículos de baixas emissões na UE30, grupo que abrange as propostas elétricas a bateria, células de combustível, híbridos plug-in e híbridos, para os segmentos A e B e veículos comerciais ligeiros.

Veículos híbridos da marca Stellantis já disponíveis ou a ser lançados ainda este ano na Europa:
Alfa Romeo Junior e Tonale
Novo Citroën C3, novo C3 AirCross, C4, C4X, C5 AirCross, C5X
DS 3 e DS 4
Fiat Panda e 600
Jeep Avenger, Renegade e Compass
Novo Lancia Ypsilon
Maserati Grecale
Opel/Vauxhall Corsa, Astra, Astra SportsTourer, Mokka, Frontera e novo Grandland
Peugeot 208, 308, 308 SW, 408, 2008, novo 3008 e novo 5008.

A maioria dos veículos híbridos das marcas da Stellantis na Europa está agora equipada com a tecnologia eDCT de última geração, com o seu motor elétrico de 21 kW integrado, proporcionando uma experiência de condução excecionalmente fácil e sem interrupções, incluindo a condução puramente elétrica, por exemplo, em condições de condução na cidade. O motor elétrico permite que o veículo se desloque com o motor de combustão interna desligado durante a condução.

A bateria de 48 volts e 0,9 kWh do sistema proporciona uma autonomia de até 1 km em condução contínua e pode também fornecer alguma propulsão elétrica durante a condução em velocidade de cruzeiro, sob cargas ligeiras ou em marcha lenta. Durante a desaceleração e a travagem, o motor elétrico passa para a função de gerador, captando energia cinética e alimentando a bateria com eletricidade. Um Belt Starter Generator (gerador operado por correia) permite uma transição rápida e sem problemas entre o modo elétrico e o modo híbrido.

A Stellantis produz atualmente veículos híbridos em mais de 70% das suas fábricas na Europa. Através da joint-venture eTransmissions, a Stellantis e o seu parceiro produzem, atualmente, unidades eDCT em Metz (França) e em Turim (Itália), abastecendo 11 fábricas de veículos. A capacidade de produção combinada é superior a 1,2 milhões de unidades eDCT por ano.

Ricardo Carvalho

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