Quando se trata de brinquedos todo-o-terreno, poucos o fazem melhor do que a Ariel Motor Company. A pequena empresa britânica especializada em veículos que vão a todo o lado está a apresentar a segunda geração do Nomad.
Trata-se de um veículo verdadeiramente novo, uma vez que apenas três componentes foram transferidos do seu antecessor. De longe, a mudança mais notável ocorreu debaixo do capot.
Enquanto o Nomad original utilizava o motor K24 de 2,4 litros da Honda com um sobrealimentador, o novo modelo muda para uma unidade de 2,3 litros turboalimentada do Ford Focus ST. Tem agora 305 CV. Como se pode ver por estes valores de potência, não se trata de um motor de série, uma vez que a Ariel afinou o motor de quatro cilindros do hot hatch para o novo buggy todo-o-terreno.
Isto representa um aumento substancial de potência de 70 CV em relação ao modelo anterior. No entanto, o Nomad 2 pode ser adquirido com uma ECU comutável com três mapas diferentes. Para além da configuração de topo, existem configurações inferiores com 302 CV para o modelo de gama média e 260 CV para a configuração de base.
Uma vez que se trata de um carro minúsculo com quase nenhum painel de carroçaria, não pesa praticamente nada. O Nomad 2 pesa apenas 715 kg. Demora apenas 3,4 segundos a atingir os 100 km/h. É claro que não foi construído para bater os recordes de Nürburgring , mas deve ser um dos veículos mais rápidos fora de estrada.
O veículo de dois lugares foi concebido para enfrentar alguns dos terrenos mais difíceis graças aos ângulos de aproximação de 48 graus e de saída de 64 graus. Tem jantes de 16 polegadas com pneus Yokohama Geolandar A/T 235/70R16 e utiliza molas helicoidais Eibach em ambos os eixos.
Como opção de atualização em relação à caixa manual de seis velocidades do Focus ST, a Ariel vende o Nomad 2 com uma transmissão sequencial Quaife derivada do Atom 4 e do Atom 4R. Existe até um travão de mão hidráulico, como acontece nos carros de drift e de rali. Como dizia no início, apenas três componentes são provenientes do modelo da primeira geração: o volante, a caixa dos pedais e a tampa do depósito de combustível.
A par da potência extra proporcionada pelo transplante de motor, o novo Nomad 2 tem travões 40% maiores. Com um custo adicional, a Ariel utiliza as pinças AP de quatro pistões e os discos ventilados de 290 mm do Atom 4 e instala-os nas quatro rodas. A rigidez estrutural foi amplamente melhorada, uma vez que a rigidez torsional do chassis aumentou em mais de 60 por cento.
As opções são muitas, incluindo ligas forjadas de 18 polegadas e jantes beadlock de 16 polegadas. O ABS regulável pelo condutor também tem um custo adicional e inclui definições selecionáveis para estrada e todo-o-terreno.