A HWA tem vindo a construir uma sólida reputação no desporto automóvel desde 1998. A empresa alemã foi fundada por Hans-Werner Aufrecht, ele próprio um cofundador da AMG em 1967.
Atualmente, com 280 empregados e uma linha de produção completa, a HWA é capaz de construir os seus próprios veículos de A a Z na sua cidade natal de Affalterbach. Aqui está o primeiro veículo da sua história: o HWA EVO.
O estilo exterior do HWA EVO é simplesmente uma homenagem ao Mercedes 190E 2.5-16 Evo II de 1990. A marca da estrela tinha concebido este modelo para fazer frente ao BMW M3 E30 no Campeonato Alemão de Carros de Turismo, tendo conquistado o título em 1992.
O HWA EVO apresenta um kit de carroçaria totalmente em fibra de carbono. O para-choques dianteiro é regulável em altura, como no seu antecessor. Os faróis dianteiros e traseiros são todos em LED, com um design que faz lembrar os elementos do EVO II original. As asas foram consideravelmente alargadas para acolher as grandes e sólidas jantes de 19 polegadas à frente e de 20 polegadas atrás. A popa apresenta um enorme spoiler fixo na bagageira traseira, mais imponente do que no seu antecessor. O para-choques apresenta uma grande ponteira de escape retangular.
A bordo, a HWA continua a ser mesquinha no que diz respeito aos pormenores visuais do habitáculo. No entanto, a empresa alemã afirma que os ocupantes estarão sentados em bancos de balde Recaro em pele. Um painel de instrumentos digital transporta o tacómetro analógico do EVO II.
Para evitar destruir os EVO II autênticos, a HWA recebe os W201 mais clássicos e desmonta-os até à sua forma mais simples. Isto permite-lhes começar de novo numa base totalmente nova. O chassis de alumínio é reforçado e tratado com uma proteção anti-ferrugem de melhor qualidade.
Graças a uma estreita parceria com a Mercedes, a HWA recorreu ao catálogo da AMG para recuperar o 3.0 twin-turbo V6 do C 43 AMG. Uma vez retrabalhado na fábrica, este bloco desenvolve 450 CV, transmitidos apenas às rodas traseiras. Está acoplado a uma caixa manual de seis velocidades.
A velocidade máxima é de 270 km/h. Um pack “Affalterbach” está disponível como opção. Este aumenta a potência para 500 CV e leva o EVO até aos 300 km/h.
Quanto ao equipamento de corrida, a HWA equipou o EVO com uma suspensão de duplo braço, idêntica à dos modelos de competição. O sistema de travagem é reforçado com discos de grande diâmetro, com pinças de 6 pistões à frente e de 4 pistões atrás. Os discos de carbono-cerâmica estão disponíveis como opção.
A HWA está a pedir um preço muito elevado pela sua experiência mecânica neste restomod excecional. O EVO custa 714.000 euros, sem opções. Só serão construídos 100 exemplares. Um preço astronómico, que já torna este veículo altamente desejável mesmo para os mais ricos.