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O Audi e-tron GT e o RS e-tron GT, à venda desde 2021, são ambos muito potentes, extremamente confortáveis e… bonitos.

Agora, a marca alemã atualizou a gama e-tron GT para o ano modelo 2025 e, além de atualizar o modelo básico e o RS, passa a existir uma versão topo de gama RS Performance.

Na base da nova família e-tron GT encontramos uma bateria de 97 kWh, que é 9 kg mais leve do que a bateria de 84 kWh do modelo anterior. O sistema de travagem regenerativa também foi melhorado, aumentando de 290 kW para 400 kW e ajustável através de patilhas atrás do volante. O novo modelo pode percorrer até 609 km com um único carregamento em condições ideais.

As velocidades máximas de carregamento também foram aumentadas de 270 kW para 320 kW, o que significa que a bateria pode carregar de 10 a 80% em apenas 18 minutos, enquanto um carregamento de 10 minutos pode adicionar 280 km de autonomia. As melhorias introduzidas na bateria também significam que esta pode manter uma velocidade de carga superior a 280 kW durante muito mais tempo do que o modelo antigo. A bateria também pode ser arrefecida ou aquecida para um carregamento rápido.

Foram ainda introduzidas alterações significativas nos motores eléctricos do e-tron GT. O modelo de base, agora conhecido como S e-tron GT, possui um par de motores que se combinam para produzir 680 CV, mais do que o antigo RS e-tron GT. Entretanto, a potência do RS e-tron GT 2025 foi aumentada para 860 CV e o novo topo de gama RS e-tron GT Performance debita 925 CV, tornando-o no Audi mais potente de sempre.

A Audi também instalou novos travões. O S e-tron GT vem de série com discos de aço e os modelos RS têm discos revestidos a carboneto de tungsténio de série. Todos os modelos 2025 podem ser opcionalmente equipados com discos de carbono-cerâmica e pinças dianteiras de 10 pistões.
Foram efetuadas atualizações significativas à suspensão pneumática de série e à suspensão ativa opcional. A nova configuração promete manter o automóvel “quase na horizontal durante as travagens dinâmicas, a direção e a aceleração” e inclui uma altura de condução ajustável. A direção às quatro rodas é também uma opção.

Foram ainda realizadas diversas pequenas alterações no habitáculo da família e-tron GT de 2025. Estas incluem novos bancos, um volante diferente e um teto de vidro panorâmico opcional que pode tornar-se opaco com o toque de um botão. O Audi virtual cockpit também foi atualizado e há uma nova mistura de materiais, incluindo incrustações de madeira, microfibra Dinamica e bancos opcionais ajustáveis em 18 direções.

Ricardo Carvalho

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