fbpx




Desenvolvido sobre a base do Renault 5 elétrico, o Alpine A290 configura o ataque à categoria dos desportivos acessíveis da era moderna. Mas exclusivo, até nos pneus!

Com 3,99 metros de comprimento, o Alpine A290 reúne características que lhe permitem atingir novos limites. A curta distância entre eixos aumenta a agilidade, enquanto a via mais larga aumenta a estabilidade, especialmente em travagem. As vias mais largas permitem também aumentar a secção transversal do piso em mais de 15%, para 225 mm de largura, aumentando assim a superfície de contacto com o solo.

Ora, sendo o único ponto de contacto entre um veículo e a estrada, os pneus desempenham um papel fundamental na determinação das qualidades dinâmicas de qualquer automóvel. São ainda mais críticos quando se trata de carros desportivos como este novo “hot hatch” elétrico inspirado no novo Renault 5. E, neste capítulo, para a Alpine, só um caminho: o especialista.

Leia ainda: Roland Garros é a primeira série especial do Renault 5 E-Tech

Os pneus Michelin desenvolvidos em conjunto para o A290 têm em conta todos os parâmetros do carro para maximizar as prestações do veículo. Foram necessários nada menos que dois anos de desenvolvimento para encontrar a fórmula perfeita.

O desafio da borracha
“A dimensão dos pneus é essencial para atingir os níveis de desempenho dinâmico, de resistência, de massa, de autonomia e de eficiência energética exigidos”, explica Frédéric Brigaud, responsável técnico da Michelin para a Alpine.

 

Segundo a Michelin, a escolha para o A290 acabou por recair sobre 225-40-R19, o que equivale a uma largura de piso de 225 mm, associada a uma altura de flanco que corresponde a uma relação altura/largura de 40% e a um diâmetro interior da roda de 19 polegadas.

A marcação do pneu A290 será “A29”. Isto significa que os clientes terão o mesmo desempenho quando substituírem os seus pneus: um equilíbrio perfeito entre segurança, autonomia, maneabilidade, durabilidade, conforto e acústica.

Publicidade
Siga-nos no Facebook:
Publicidade
Publicidade