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A Nissan deu início a demonstrações de um protótipo de um veículo equipado com as suas tecnologias de condução autónoma desenvolvidas internamente, demonstrando o progresso do seu objetivo de lançar serviços de mobilidade autónoma no ano fiscal de 2027.

O protótipo do Nissan LEAF incorpora 14 câmaras, 10 radares e 6 sensores LiDAR. O veículo demonstra o progresso da Nissan no campo da condução autónoma, particularmente em ambientes urbanos complexos. Em comparação com os protótipos anteriores que a empresa demonstrou, o mais recente veículo de teste apresenta um conjunto de sensores montados no tejadilho, expandindo significativamente a área de deteção e permitindo uma deteção mais precisa do ambiente em redor.

Como resultado, o desempenho das funções de reconhecimento, a previsão de comportamento, as funções de julgamento e as funções de controlo, foram melhoradas, proporcionando um funcionamento eficiente numa variedade de cenários complexos. Nas ruas movimentadas de Yokohama, o protótipo LEAF é capaz de facilmente demonstrar a sua capacidade de prever o comportamento dos peões, realizar mudanças de faixar ao fundir com o trânsito, e avaliar quando entrar em segurança nos cruzamentos.


A Nissan tem estado a estudar modelos de negócio para futuros serviços de mobilidade desde o ano fiscal de 2017. Embora a demonstração atual esteja a ser efetuada no equivalente ao Nível 2 da SAE, com a presença de um condutor de segurança, a empresa pretende continuar a expandir a funcionalidade e começar a oferecer serviços de mobilidade de condução autónoma no Japão a partir do ano fiscal de 2027, trabalhando com terceiros, tais como autoridades locais e operadores de transportes.

No quarto trimestre deste ano fiscal, a Nissan pretende iniciar os testes na área de Minato Mirai, planeando avançar para testes de demonstração de serviços no ano fiscal de 2025. Durante os testes, o nível de funcionalidade da condução autónoma será gradualmente aumentado enquanto se avalia a aceitação do condutor, com o objetivo de fornecer serviços sem condutor. Esta iniciativa está a ser realizada em estreita cooperação com o Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão, o Ministério da Terra, Infraestruturas, Transporte e Turismo, e outros ministérios centrais.

Os ministérios também promoverão iniciativas para a implementação de novos serviços de mobilidade autónoma no Comité de Aceleração da Mobilidade de Nível 4 que organizam.A visão a longo prazo da Nissan é potenciar a mobilidade através da resolução de problemas de serviços de transporte enfrentados pelas comunidades locais. As comunidades locais, particularmente no Japão, têm enfrentado vários desafios de mobilidade, tais como a escassez de condutores, que é o resultado do envelhecimento da população. Apoiando a resolução deste desafio, a Nissan irá fornecer uma vasta gama de novos serviços que permitem a livre circulação.

Ricardo Carvalho

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