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Embora os supercarros não sigam o ciclo de vida típico de 6-7 anos de um veículo normal, o Godzilla já é um automóvel… antigo. Contudo, e avançando rapidamente para 2024, a geração R35 ainda não está disposta a reformar-se. Um executivo da Nissan sugere que esta super máquina V6 vai ficar por cá.

Em declarações à revista australiana Drive, o Vice-Presidente Sénior da Nissan prometeu “não fazer um GT-R incompleto, não é essa a intenção”. François Bailly acrescentou que o fabricante continua empenhado em fabricar automóveis desportivos, mencionando que não arranjou emprego na Nissan para construir um monovolume. De qualquer forma, a marca tem esse segmento coberto com vários veículos de transporte familiar.


O R36 não será lançado tão cedo, pois o executivo da Nissan argumenta que a tecnologia EV não está pronta para este tipo de aplicação de alto desempenho. François Bailly estava a aludir às baterias de estado sólido, que não chegarão antes de 2028. O conceito Hyper Force do ano passado, com 1.341 CV, sugeriu as perspectivas de um GT-R totalmente elétrico com a inovadora tecnologia de baterias.

Noutro contexto, o vice-presidente da Nissan Europa para a engenharia de grupos motopropulsores, elogiou as baterias de estado sólido. Em declarações à Auto Express, Matthew Wright argumentou que estas vão ser um “fator de mudança” ao aumentarem a velocidade de carregamento e a densidade energética. E prosseguiu dizendo que as baterias em estado sólido resolverão um dos principais problemas dos atuais veículos elétricos – o peso.


A instalação de uma bateria mais pequena permitiria reduzir o peso, o que faria toda a diferença para um automóvel de desempenho como o GT-R.
A Nissan iniciará os testes de protótipos de um veículo elétrico equipado com baterias de estado sólido em 2026, antes do lançamento de um modelo de produção em 2028. A liderar o caminho estará um “veículo produzido no Japão”, mas a sua identidade não está a ser revelada por enquanto. Realisticamente, é pouco provável que um novo GT-R chegue antes de 2029 ou 2030. Assumindo que o carro atual se mantém até lá, o R35 terá 23 anos de idade no final da década.

No entanto, pode não sobreviver por mais 5-6 anos. A publicação japonesa Mag-X informou em março que 2025 seria o último ano para o atual GT-R. A alimentar este rumor está o anúncio da Nissan de uma produção limitada para o GT-R 2025 no Japão. Se este for retirado, isso significa que haverá um hiato de vários anos até o R36 estar pronto?


Entretanto, as vendas do GT-R aumentaram 584% nos Estados Unidos no ano passado. Por mais impressionante que isso possa parecer, apenas 390 carros foram vendidos em 2023, em comparação com 57 unidades no ano anterior. Vê-lo desaparecer sem um substituto imediato seria triste. O Lamborghini Huracán também vai desaparecer em breve, mas pelo menos vai receber um sucessor híbrido V8.

Mesmo que tenhamos um GT-R de próxima geração com um motor de combustão, ele não terá um ICE totalmente novo. A Nissan afirmou recentemente que deixou de gastar dinheiro no desenvolvimento de novos motores, pelo que um R36 que não seja totalmente elétrico utilizaria provavelmente uma evolução do venerável VR38DETT.

Ricardo Carvalho

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