fbpx




A Kia revelou o novo EV3, o mais recente membro da sua gama totalmente elétrica que estará disponível nos mercados globais, onde se inclui a Europa, claro. O SUV sub-compacto com um estilo moderno, promete uma autonomia WLTP de até 600 km na versão Long Range.

O EV3, com especificações de produção, assemelha-se muito ao concept do ano passado, adotando um estilo moderno, originalmente introduzido pelo modelo EV9. As caraterísticas incluem LEDs ligeiramente ajustados, para-choques revistos, espelhos retrovisores convencionais e pilares mais espessos. Para além da versão base, a Kia também mostrou o acabamento GT Line, com para-choques mais desportivos e jantes em liga leve diferentes. A carroçaria elegante e a cobertura 3D da parte inferior contribuem para um coeficiente de arrasto de 0,267 cd.

O EV3 mede 4.300 mm de comprimento, 1.850 mm de largura e 1.560 mm de altura, com uma distância entre eixos de 2.680 mm. Em comparação com outros produtos Kia, o EV3 é 105 mm mais comprido do que o e-Soul e 120 mm mais curto do que o e-Niro.

Esta pegada coloca-o no coração do segmento B-SUV (subcompacto) da Europa, contra os gostos do Peugeot E-2008, do Volvo EX30, do Mini Aceman e do Smart #1.

O interior apresenta um design minimalista e futurista, incorporando tecnologia tipicamente vista em segmentos maiores. Apresenta tablier digital composto por um painel de instrumentos de 12,3 polegadas, um ecrã de infoentretenimento de 12,3 polegadas e um ecrã tátil separado de 5 polegadas para os controlos da climatização, posicionado entre eles. A maioria dos botões está convenientemente colocada no volante, com apenas alguns controlos físicos e atalhos no painel de instrumentos.

A consola central possui compartimentos de arrumação práticos e uma mesa deslizante que pode ser utilizada quando o veículo está parado, complementando o “modo de relaxamento rebatível” dos bancos dianteiros. O EV acomoda cinco passageiros no seu habitáculo, juntamente com uma bagageira de 460 litros e uma bagageira de 25 litros. Mantendo-se fiel às tendências atuais, a Kia utiliza materiais sustentáveis para os estofos, incluindo tecido reciclado e plástico reciclado (PET).

Assente na plataforma E-GMP amplamente utilizada, embora com uma arquitetura de 400 volts, o Kia EV3 oferece um único motor elétrico e duas opções de bateria no lançamento. O modelo de série possui uma bateria com 58,3 kWh de capacidade, enquanto a variante Long Range é actualizada para uma unidade maior de 81,4 kWh. Esta última proporciona uma autonomia WLTP estimada de 600 km, ultrapassando os rivais de dimensão semelhante. Além disso, quando ligada a um carregador rápido, a bateria maior pode carregar de 10 a 80 por cento em apenas 31 minutos (a uma taxa de carregamento de 128 kW).

O motor elétrico único 204 CV e 283 Nm de binário. A marca diz que o EV3 acelera dos 0 aos 100 km/h em 7,5 segundos e tem uma velocidade máxima de 170 km/h. Para o futuro, a gama será alargada com a introdução de um Kia EV3 GT orientado para o desempenho, com melhorias de potência e atualizações do chassis.

Ricardo Carvalho

Ver todas as publicações
Publicidade
Siga-nos no Facebook:
Publicidade
Publicidade