Mesmo antes da sua estreia mundial no outono de 2024, o novo MINI John Cooper Works fará a sua primeira aparição pública nas 24 Horas de Nürburgring, no final de maio, e proporcionará imediatamente o derradeiro teste de resistência numa pista repleta de tradição.
“Toda a gente elogia o que é testado em Nürburgring! Este velho slogan, que está bem visível na entrada do paddock do circuito, continua a ser válido mesmo após quase 100 anos. O Nürburgring-Nordschleife é considerado a pista mais dura do mundo.
Um carro que sobreviva a uma corrida de 24 horas aqui não precisa de temer quaisquer desafios numa utilização normal em estrada. A MINI aceita este propósito e envia a versão mais potente, com a designação John Cooper Works, para a competição mais exigente do mundo, muito antes da sua estreia mundial.
O novo MINI John Cooper Works, envolto numa “máscara” de camuflagem especial criada pela equipa de design interna, faz lembrar o clássico esquema de cores vermelho e branco que tem sido utilizado nos clássicos carros de corrida Mini desde a década de 1960.
O carro ostenta o atrativo logótipo 37, uma referência à vitória histórica da Mini com o Cooper S no Rali de Monte Carlo de 1964, há 60 anos. A marca ainda não forneceu pormenores sobre o motor e a potência, mas até agora o MINI JCW tem sido alimentado por um motor a gasolina de quatro cilindros turbo de 231 cv sob o capot. No futuro, os 245 cv e 400 Nm do BMW X1 xDrive 28i poderão ser considerados.
O novo MINI John Cooper Works, que correrá com o número 317, será inscrito pela equipa privada Bulldog Racing e competirá na classe SP3T. O carro de corrida tem o nome MINI John Cooper Works PRO e, de acordo com o fabricante, é uma combinação do design icónico e da fiabilidade comprovada na pista de corrida pela Bulldog Racing.
Outro participante na lendária corrida é o MINI John Cooper Works preto com o número 474 da geração anterior. Este veículo de transmissão manual já provou as suas capacidades e fiabilidade na corrida de 24 horas do ano passado em Nürburgring, garantindo um lugar no pódio na classe VT-2, que é muito semelhante aos modelos de produção em série.
Os fãs da MINI podem esperar ver ambos os carros de corrida nas 24 Horas de Nürburgring deste ano, que terão lugar de 1 a 2 de junho de 2024 no lendário circuito alemão.