fbpx




Existe um automóvel especialmente ligado à pessoa de Battista “Pinin” Farina. É o Lancia Florida, desenhado pelo mesmo no início dos anos 50 (em 1955, para ser exato) e o seu fiel companheiro.

O Florida pessoal de Pinin pode ainda hoje ser admirado na Coleção Pininfarina SpA em Cambiano (Turim) e, para lhe prestar homenagem, a empresa criou o Battista Cinquantacinque hyper GT.
O Battista Cinquantacinque é também a mais recente demonstração das aspirações globais da Automobili Pininfarina. De facto, a estreia será organizada em Tóquio, no Japão, juntamente com o seu parceiro comercial SKY GROUP.

O desportivo elétrico destaca-se imediatamente graças à pintura especial Blu Savoia Gloss, concebida para ele e que contrasta com o tejadilho Bianco Sestriere Gloss. E depois há os detalhes mais óbvios: a placa da porta do passageiro e a parte inferior do spoiler traseiro ativo, onde está gravada a inscrição “Cinquantacinque 55”.

“A combinação de cores do Battista Cinquantacinque é incrível e mostra a visão que Battista Farina teve quando concebeu o Lancia Florida no início dos anos 50. Não só isso, mas esse mesmo modelo ajudou-me a criar o conceito de design PURA Vision, um veículo verdadeiramente único que constitui a base para os futuros modelos da Automobili Pininfarina”, afirmou Dave Amantea, Diretor de Design da Automobili Pininfarina.

Recorde-se que a berlina dos anos 50 não tinha pilar B, mas sim portas de abertura traseira. O interior do Battista Cinquantacinque apresenta estofos em Mahagoni feitos à medida (pele Poltrona Frau Heritage). Cada Battista é alimentado por quatro motores elétricos independentes, alimentados por uma potente bateria de iões de lítio de 120 kWh, proporcionando um total de 1.904 CV e 2.340 Nm de binário máximo.
O tempo de aceleração dos 0-100 km/h é de 1,86 segundos e dos 0-200 km/h é de apenas 4,75 segundos, enquanto a autonomia prevista é de 476 km.

Ricardo Carvalho

Ver todas as publicações
Publicidade
Siga-nos no Facebook:
Publicidade
Publicidade