Com 3,78 metros de comprimento, sensivelmente o tamanho do Dacia Spring, carroçaria de quatro portas e outros tantos lugares, o novo BYD Seagull é um elétrico à medida das cidades… e das carteiras de quem tem orçamento limitado para a compra de automóvel novo.
Os preços deste modelo chinês, equipado com bateria LFP com até 38,8 kWh de capacidade, anunciando autonomia superior a 250 quilómetros entre carregamentos, arrancam nos 69.800 yuans na China (menos de 9.000 €), adivinhando-se a entrada na Europa por valores também super competitivos.
De acordo com o Motor1, o modelo no mercado italiano pode estar disponível a partir dos 12.000 €, preços verdadeiramente “canhão”, que, a confirmar-se, colocaria toda a concorrência em sentido.
Se é credível? No Brasil, o mesmo modelo, apesar se ter sido lançado como Dolphin Mini, já com seis airbags (2 frontais, 2 laterais, e 2 de cortina) e travões de disco às quatro rodas, já pode ser configurado a partir de 115 mil reais, qualquer coisa como 21.000 euros…
Para Portugal, onde o Seagull só chegará mais tarde, a BYD não tem qualquer valor de referência para anunciar.