Empresa israelita promete “revolucionar a experiência de propriedade de um veículo elétrico” com a capacidade de carregamento ultra-rápido.
Carregamentos elétricos quase ao mesmo tempo que atestar o depósito do carro com gasolina. Esse é o derradeiro objetivo da indústria automóvel para a massificação das tecnologias de mobilidade elétrica. Na linha da frente, a StoreDot, empresa israelita, está a desenvolver em parceria com os suecos da Polestar a solução de células de carregamento extremamente rápido, que “carrega” 320 km de autonomia em apenas 10 minutos.
Instalada num protótipo do Polestar 5, a bateria XFC com capacidade de 77 kWh (tem potêncial para chegar aos 100 kWh úteis), passou de 10 para 80% da carga num carregador de 310 kW (379 kW de pico!). E, muito importante, mantendo a estabilidade térmica.
A tecnologia XFC utiliza células dominantes de silício que atingem uma densidade de energia equivalente às células NMC de última geração. Esta estrutura melhora as propriedades mecânicas e a capacidade de refrigeração, pelo que não é necessário nenhum sistema adicional para controlar a temperatura. E também nos dizem que são mais leves e oferecem grande capacidade tanto de reciclagem como de manutenção. O desafio está agora em desenvolver cabos que consigam suportar cargas tão elevadas.
Com produção prevista para começar em 2025, o Polestar 5 é a versão de produção em série do concept Polestar Precept, terá tração integral, com dois motores elétricos para um total de 886 CV (652 kW) e 900 Nm, utilizando uma arquitetura de 800V.
Veja toda a demonstração no vídeo.