fbpx




Aquela que se assume como sucessora da Sharan, passa a ter uma versão longa, mais comprida, mas também mais espaçosa e mais versátil. Teste à refinada versão Style que equipada com o motor 2.0 TDI de 150 CV está preparada para levar os ocupantes até ao fim do mundo.

Texto: Ricardo Carvalho
Fotos: Paulo Calisto

A nova Volkswagen Multivan é dos mais apelativos monovolumes da nova geração. Desenvolvida com base na plataforma MQB (a mesma do Golf e do Tiguan, por exemplo), este modelo é moderno, espaçoso e muito particular, até porque tanto pode ser utilizado por famílias numerosas, como para transporte de turistas ou de executivos. As suas funcionalidades são variadas. Esteticamente é muito apelativa e surge de acordo com a nova imagem do construtor de Wolfsburgo.
O acesso ao habitáculo é feito de forma simples e rápida e damos por nós aos comandos de um veículo que só não é um automóvel ligeiro por causa da altura a que vamos sentados. Aqui encontramos um tablier também ele muito semelhante ao do Golf VIII, moderno e totalmente tátil. Há espaços para arrumos e um comando da caixa DSG de sete velocidades que fica no tablier, junto do volante do lado direito. A versatilidade interior é grande e encontramos quatro bancos independentes, dois à frente, dois na segunda fila que podem ser voltados para trás e três na última fila.
Debaixo do capô surge o motor 2.0 TDI de 150 CV que surge acoplado precisamente à caixa DSG que já mencionámos.

Diesel ainda faz sentido

O monovolume é muito confortável para circular em estrada, pois a ampla visibilidade e a altura são um “plus” na hora de assumir o controlo sobre o veículo, independentemente do comprimento e dos ângulos mortos que graças aos enormes espelhos retrovisores praticamente não existem. É um veículo bastante cómodo, ainda que ao longo de um percurso extenso vê as suas suspensões provocarem alguns balanços que se acentuam de forma notável cada vez que nos sentamos mais atrás.
A firmeza da direção cumpre com nota máxima nas funções de manobrabilidade, ainda que seria bem-vindo um tato mais firme na hora de rolar a velocidades mais elevadas e às vezes trespassa uma sensação de algum desequilíbrio.
Voltando ao bloco 2.0 TDI de 150 CV, acaba por ser a maior surpresa. A facilidade com que se atingem velocidades proibidas é de realçar e a forma célere como recupera acaba por fazer desta Multivan uma excelente companheira de dia-a-dia. Os consumos não são elevados e até têm tendência a baixar, à medida que vamos reduzindo a velocidades. Agora, é de ressalvar a facilidade com que se conduz este modelo e a forma como nos habituamos à Multivan, pois parece que estamos a conduzir um automóvel de passageiros.

FICHA TÉCNICA

Volkswagen Multivan Style Longa 2.0 TDI DSG
TIPO DE MOTOR             Gasóleo, 4 cilindros em linha, biturbo
CILINDRADA                              1.968 cm3
POTÊNCIA                       150 CV entre as 3000 e as 4200 rpm
BINÁRIO MÁXIMO           360 Nm entre as 1600 e as 2750 rpm
V. MÁXIMA                       190 km/h
ACELERAÇÃO                           11,6 seg. (0 aos 100 km/h)
CONSUMO (WLTP)                    6,6 l/100 km (misto)
EMISSÕES CO2 (WLTP)  172 g/km
DIMENSÕES (C/L/A)                  5.173 / 1.941 / 1.907 mm
PNEUS                             235/50 R18
PESO                                         2204 kg
BAGAGEIRA                    514 litros
PREÇO                                      57 471 €
GAMA DESDE                            48 099 €
I.CIRCULAÇÃO (IUC)                 275,68 €
LANÇAMENTO                           outubro de 2022

Ricardo Carvalho

Ver todas as publicações
Publicidade
Siga-nos no Facebook:
Publicidade
Publicidade