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A Scania continua a expandir a sua oferta de camiões com veículos elétricos a bateria (BEV), introduzindo mais máquinas elétricas, configurações de eixo e alternativas de cabina, além de várias soluções de tomada de força.

Atualmente, a oferta da Scania abrange uma vasta gama de aplicações e operações; os clientes com necessidades diferentes podem esperar encontrar as suas próprias soluções à medida.
Os componentes e as soluções que a Scania está a introduzir nesta ronda específica devem fazer com que os transportadores e os camionistas que operam no sector da distribuição ou da construção se sentem e prestem mais atenção. A oferta de um eixo em tandem para BEV significa que podem ser especificados basculantes, elevadores de gancho, betoneiras e uma série de outras aplicações de base rígida sem ter de sacrificar a tração ou a capacidade de carga. A Scania também introduziu uma série de diferentes soluções de tomada de força para alimentar o sistema hidráulico ou outro equipamento de construção de carroçarias.


Além disso, as duas versões – 210 kW e 240 kW – da máquina elétrica EM C1-2, que estão agora a ser introduzidas, enquadram-se perfeitamente em determinadas operações orientadas para a construção, uma vez que os níveis de potência estão em sintonia (285 CV ou 326 CV) com as especificações típicas dos camiões utilizados pelos municípios. O EM C1-2 é fisicamente mais curto do que os seus irmãos mais potentes, o que abre espaço para baterias e/ou equipamento, como pernas de apoio.

É o polivalente perfeito para muitas operações mais ligeiras, combinando baixo peso com elevada potência, muito binário e fornecimento de potência suave com duas mudanças. É ideal para operações em ambientes urbanos no âmbito da distribuição, mas é igualmente adequado para muitas outras aplicações, como os diversos tipos de veículos que os municípios utilizam para manutenção. Num camião de distribuição típico, a designação seria Scania 24 P (se for a versão de 240 kW).

O mercado dos veículos elétricos está a amadurecer mais rapidamente em algumas áreas do que em outras. A maior parte está relacionada com a disponibilidade de uma infraestrutura de carregamento (e o acesso ao fornecimento de energia). No entanto, encontrar a solução de carregamento correta não tem de ser complicado: A Scania pode orientar o cliente ao longo de todo o processo e ajudar a definir a solução de carregamento correta.
Outra área que inicialmente ofereceu alguns desafios quando se passou para o modo elétrico foi a tomada de força (PTO). As PTO eficientes e robustas são essenciais para muitas aplicações e é por isso que a Scania está agora a acrescentar uma série de diferentes soluções de PTO.

Os camiões elétricos da Scania também apresentam números impressionantes do lado das baterias. As baterias durarão 1,3 milhões de quilómetros, o tempo de vida útil do camião. E a sua pegada de carbono é de aproximadamente um terço de uma referência industrial comparativa, devido ao facto de serem produzidos com eletricidade sem recurso a combustíveis fósseis no norte da Suécia. A Scania escolheu baterias de iões de lítio em formas prismáticas que são montadas em Södertälje em conjuntos de baterias de 416 ou 624 kWh, com janelas de estado de carga de aproximadamente 83% de energia utilizável.

Ricardo Carvalho

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