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A Volkswagen divertiu-se no dia 1 de abril. O construtor alemão anunciou o lançamento de uma edição limitada “Arlequim ” baseada no seu ID.3. Infelizmente, tratava-se de uma brincadeira do dia das mentiras? Basta olhar para o nome “Arlequin “, que se refere a uma verdadeira série limitada lançada nos anos 90.

Esta série especial foi inspirada num anúncio americano da década de 1960. Um Carocha foi apresentado com painéis da carroçaria em cores diferentes. A ideia era realçar a permutabilidade das peças exteriores, independentemente do ano do modelo. Foi uma forma inteligente de “gozar” com o mercado americano, que tornou os seus próprios modelos obsoletos.
Este princípio original é interessante, mas pouco difundido na Europa: ninguém tinha esta referência no Velho Continente! Não importa, tinham de encontrar uma forma de dar um novo fôlego às vendas do seu Carocha.

Em 1994, a marca alemã apresentou o Polo, um automóvel citadino muito sério e bem acabado. Para aumentar as vendas do seu pequeno Polo, a Volkswagen decidiu romper com a sua imagem austera e sem alegria com uma edição multicolor muito intrigante: o Polo “Arlequim “.
O aspeto dos elementos exteriores muda consoante a cor inicial. Estão disponíveis quatro cores de base: Vermelho Tornado, Amarelo Ginster, Verde Pistachio e Azul Chagall.


Não há dois painéis de carroçaria iguais, e com razão: a marca pode incorporar até cinco cores no mesmo veículo! Capô vermelho, asa verde, tejadilho azul, porta amarela… imagine a dor de cabeça dos construtores de carroçarias da época, quando cada peça tinha de ser pintada separadamente antes da montagem!
A bordo, os bancos desportivos estilo bacquet apresentam estofos especiais com motivos multicoloridos. O volante é revestido a pele azul. Para enfrentar um veículo como este no dia a dia, é preciso querer muito…

Como correram as vendas do Polo multicolorido? Muito melhor do que o esperado! Apenas 1.000 unidades do citadino alemão deveriam sair da linha de montagem. No final, foram produzidas 3.806 unidades na fábrica de Pamplona, em Espanha. A maioria destas unidades foi vendida na Alemanha. Apenas 10 foram vendidos em Espanha. Não contente com este sucesso inesperado, a Volkswagen repetiu o processo em 1996 com o Golf, exclusivamente para o mercado americano. Infelizmente, foi um fracasso absoluto: foram vendidas apenas 264 unidades nos EUA.

Ricardo Carvalho

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