O downsizing e a transição para a energia elétrica podem estar em pleno andamento, mas a Porsche ainda não está pronta para retirar o seu V8.
Apesar das normas de emissões cada vez mais rigorosas, os engenheiros de Zuffenhausen estão sempre um passo à frente: o motor de oito cilindros já está a ser afinado para cumprir a norma Euro 7, que deveria entrar em vigor em 2025, mas foi adiada para 2030.
A Porsche não terá necessariamente de recorrer a uma configuração híbrida para manter o V8 vivo, uma vez que a norma Euro 7 não será tão rigorosa como inicialmente previsto. Mas outras leis obrigarão os engenheiros a efetuar algumas alterações indesejadas.
Embora o V8 se mantenha vivo por mais alguns anos, presumimos que a Porsche não estará a fabricar muitos automóveis com o motor twin-turbo de 4 litros até ao final da década. No Relatório Anual e de Sustentabilidade de 2023, publicado este mês, o construtor alemão reiterou a sua previsão de que os veículos eléctricos representarão mais de 80% das suas entregas anuais até 2030.
No entanto, afirmou que atingir esse objetivo depende “da procura dos nossos clientes e do desenvolvimento da electromobilidade nas respetivas regiões do mundo”, pelo que resta saber como as coisas evoluem nesta área.
A “investida” elétrica da marca alemã começou com o Taycan em 2019 e continuou no início de 2024 com o Macan de segunda geração, agora apenas elétrico. O 718 Boxster/Cayman sem emissões está previsto para 2025. Foi também confirmado que o sucessor do atual Cayenne será elétrico, enquanto um novo SUV com três filas de bancos também dispensará os motores a gasolina.
O 911 não será totalmente elétrico nesta década, mas estreará uma versão híbrida (possivelmente ligeira) no início do verão com a atualização 992.2. Em qualquer caso, a Porsche espera manter vivos os seus automóveis de combustão (e especialmente os clássicos) com combustível sintético quase neutro em carbono, que produz atualmente no Chile.