O Opel Astra está ausente do segmento dos hot hatch desde o desaparecimento da divisão OPC, mas os preparadores estão atentos.
Para além de oferecer uma série de atualizações para toda a gama Astra, a Irmscher revelou um estudo de design denominado Astra IRC com um visual inspirado no desporto automóvel.
A empresa afirma que o Opel Astra IRC foi inspirado no Campeonato Mundial de Ralis, embora pareça mais um carro de corridas de turismo. O destaque vai para os guarda-lamas dianteiro e traseiro significativamente mais largos com aberturas de ventilação integradas, que cobrem as jantes de liga leve Hydra Star de 20″.
Na frente, o Astra ganhou um para-choques redesenhado com entradas de ar maiores e um splitter de dimensões generosas. O mesmo continua na traseira, onde um difusor largo incorpora tubos de escape duplos e uma terceira luz de travão. No entanto, a caraterística mais notável é a enorme asa traseira, que parece bastante excessiva para um hatchback de estrada.
A Irmscher não mencionou quaisquer atualizações do chassis, mas é óbvio que o Opel Astra IRC assenta em molas rebaixadas. Quanto à potência, o preparador tem como objetivo os 260 CV, valor que o coloca próximo do VW Golf GTI do facelift, mas fica muito atrás dos hot hatches de topo como o Mercedes-AMG A45 S e o Audi RS3 Sportback.
Algumas modificações no motor de combustão poderiam permitir à Irmscher atingir a potência desejada, embora o exterior selvagem nos faça querer mais. Uma ótima opção seria a configuração híbrida plug-in AWD de 300 CV mais potente do Opel Grandland GSe, embora esta não esteja disponível no Astra.
O preparador sediado em Remshalden apresentou o Opel Astra IRC em imagens. No entanto, existe a possibilidade de o modelo ser produzido em pequenas quantidades. A Irmschrer não entrou em pormenores, mas deverá prosseguir com o desenvolvimento se houver interesse suficiente por parte de potenciais clientes.