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A Maserati quer afirmar-se como marca de luxo no seio do Grupo Stellantis e, nos próximos anos, triplicará a sua gama com modelos diversificados e exclusivamente elétricos. Tarefa desafiante para construtor de automóveis puramente desportivos. 

Em mais de um século de história da Maserati, mão-cheia de contratempos e muitos mais períodos áureos, nomeadamente no desporto automóvel, com vitórias em corridas tão importantes como a Targa Florio, em Itália, nas décadas de 30 e 40, ou nas 500 Milhas de Indianápolis, nos EUA, mais o título mundial de Fórmula 1 em 1957, com o argentino Juan Manuel Fangio ao volante do 250F. No mesmo ano em que a marca do tridente decidia concentrar-se no desenvolvimento de modelos de estrada. Há 67 anos. 

Hoje, a companhia italiana atravessa novo período desafiante na sua existência, o da eletrificação. Que abraçou empenhada em não perder nenhuma das referências históricas importantes para a projeção do futuro como marca de luxo e puramente desportiva. Na histórica fábrica da Viale Ciro Menotti, um equipa composta por cerca de 130 engenheiros e técnicos profissionais trabalha nos vindouros modelos elétricos da casa do Tridente, fundamental no plano estratégico “Dare Forward 2030” da Stellantis, que nos diz que todos os Maserati irão adotar grupos motopropulsores sem emissões para proporcionar elevados níveis de inovação e alta performance, ambos típicos do ADN da Maserati.

2024, novo ano zero!

Para os italianos de Modena, 2024 será um ano crucial para a evolução e crescimento da empresa. Davide Grasso, CEO da Maserati, afirma que o construtor acelera “a todo o gás para liderar a mudança na eletrificação” e anuncia-nos futuro excitante.

A marca reagiu à mudança rápida dos consumidores e acelerou o programa de transição no paradigma automóvel, com a substituição das mecânicas térmicas por motores elétricos. Assim, depois da introdução da variante roadster do MC20, em 2023, e dos lançamentos das versões elétricas de dois dos modelos mais relevantes na gama, o Grecale, SUV no segmento mais vendido do mercado, e o GranTurismo e GranCabrio, a que se seguirão o Levante e o Quattroporte novos em 2025, ambos sem motores de combustão interna, e também o MC20 Folgore.

“Iremos oferecer aos nossos clientes preferenciais os Maserati mais potentes de sempre, levando as fronteiras do prazer de condução para uma nova era. Com a nossa visão e plano estratégicos de longo prazo, queremos deixar uma marca no mundo do luxo, com uma excelência de fabrico italiana única, impulsionando constantemente a qualidade distintiva, e construindo o nosso futuro com um modelo de negócio dedicado, que garante aosnossos clientes os melhores produtos que refletem os valores do Tridente”, afirmou.

GrandTurismo Folgore em Portugal desde 217.349 €

Herdeiro espiritual do Maserati A6 1500 dos anos 40, fiel ao conceito original dos “gran turismos de Modena, que combinavam performance elevada e conforto adequado às viagens de longa distância, o GranTurismo Folgore é o primeiro automóvel na história da Maserati com propulsão 100% elétrica, substituindo o V6 Nettuno Twin Turbo de 3,0 litros com 490 ou 550 cv por sistema com arquitetura de 800 Volt, desenvolvido recorrendo a soluções técnicas de ponta derivadas da Fórmula E, que combina três poderosos motores de 300 kW, para uma potência máxima admitida de 760 CV e 1.350 Nm de binário máximo.

A bateria possui uma capacidade nominal de 92,5 kWh, instalada no piso do carro numa configuração específica e com disposição inovadora (em “T”) para uma contenção da altura do veículo de 1353 mm, parte da abordagem “zero compromissos” da Maserati. Em nenhum momento o porte avantajado do coupé de 2+2 lugares (4.959 m de comprimento e 1.957 m em largura) retira o encanto de elegância ao modelo.

O GranTurismo exibe glamourosos guarda-lamas insuflados, proporções dramáticas e uma grelha muito baixa que parece farejar a estrada como se inspirasse o aroma de um bom vinho. Ao invés, a linha de tejadilho exibe uma quebra dinâmica, para sublinhar a curva do pilar que exibe o emblemático logótipo do Tridente.

A sonoridade do escape torna a condução mais excitante

Desenvolvido no Maserati Innovation Lab, e produzido no polo fabril de Mirafiori, em Turim, o GranTurismo é 100% Made in Italy. E, em termos de arquitetura técnica, o novo modelo é o resultado de um projeto inovador, que faz um uso extensivo de materiais leves, como o alumínio e o magnésio, juntamente com aço de alta performance. 

No interior, o moderno habitáculo do Maserati GranTurismo é dominado pelo sistema multimédia Maserati Intelligent Assistant (MIA), infoentretenimento de última geração que combina um monitor de conforto que reúne as principais funções numa interface integrada controlada através de um ecrã táctil; um relógio digital; o Head-Up Display (disponível como opção); e o sistema de som Sonus faber Premium, proposto de série em todos os GranTurismo, sendo o sistema de som Sonus faber High Premium um opcional.

Com uma velocidade máxima de 325 km/h, e capacidade para atingir os 0-100 km/h em 2,7 segundos, o GranTurismo também oferece uma “experiência acústica integral”, garantida pela emblemática assinatura sonora do motor Maserati, mesmo na versão elétrica, graças ao inovador trabalho levado a cabo pelos engenheiros do Maserati Innovation Lab. 

 

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