fbpx




Em 2025, a Alpine vai lançar mais um elétrico de cariz desportivo que vai chamar-se A390 Electric GT, modelo de silhueta elegante e estilo fastback e que vai contar com uma assinatura em LED muito intrincada.

Embora a Alpine inicialmente se referisse a ele como GT X-Over (crossover grand tourer), a versão de produção deve adotar o apelido A390, alinhando-o mais de perto com o resto da gama.
Com um comprimento de aproximadamente 4.600 mm, o Alpine A390 ultrapassará o comprimento de 4.199 mm do Renault Megane E-Tech e excederá ligeiramente os 4.595 mm do Nissan Ariya. No entanto, continuará a ser mais curto do que o Tesla Model Y, que mede 4.751 mm, posicionando-o mais em linha com os concorrentes do seu segmento.


No interior, o Alpine A390 deverá apresentar materiais de qualidade superior e um ambiente mais desportivo do que o modelo Renault, em homenagem à herança dos ralis da marca. Com uma disposição de cinco lugares, uma posição de condução elevada e uma bagageira espaçosa, o habitáculo do crossover compacto oferecerá um amplo sentido prático em comparação com o interior confortável do automóvel desportivo Alpine A110.

O crossover terá por base a arquitetura AmpR Medium, a versão rebatizada da plataforma CMF-EV da recém-criada unidade Ampere do Grupo Renault. Isto significa que partilhará as bases com o Megane E-Tech e o Scenic E-Tech da Renault, bem como com o Ariya da Nissan e a próxima geração do Leaf. No entanto, como um produto da marca Alpine, o A390 incorporará componentes únicos para o distinguir dos modelos mais comuns.
O Alpine poderia, potencialmente, combinar o motor elétrico dianteiro de 218 CV do Renault Megane E-Tech, com um ou dois motores elétricos na traseira, oferecendo capacidades avançadas de vetorização do binário e uma potência significativamente maior.

Com a sua chegada em 2025, o Alpine A390 será o segundo modelo totalmente elétrico do construtor francês, após a estreia do hot hatch A290 em 2024. Prevê-se um preço premium que excede as versões de alta especificação de modelos relacionados da aliança Renault Nissan Mitsubishi.

Ricardo Carvalho

Ver todas as publicações
Publicidade
Siga-nos no Facebook:
Publicidade
Publicidade