O único Mercedes-AMG ONE a vir para Portugal foi entregue agora ao cliente (que quis manter o anonimato), mas o processo de encomenda, através da Sociedade Comercial C. Santos, deste hipercarro de mais de três milhões de euros, decorreu em 2017, ao longo de vários meses.
Foi um processo de seleção que deu ao cliente a oportunidade de comprar um automóvel tão único, do qual serão produzidos somente 275 exemplares, todos identificados com a inscrição 1/275.
Ao longo do processo, acompanhado por Rui Sampaio, vendedor da Sociedade Comercial C. Santos, o cliente passou por várias etapas até poder firmar o contrato de encomenda. Os critérios eram apertados: os interessados tinham de ter um histórico de relacionamento com o grupo Mercedes-Benz, ser colecionadores de automóveis e ter a intenção de manter o Mercedes-AMG ONE nessa coleção (ou seja, a venda no curto prazo não podia estar nas intenções do potencial cliente).
Foram largos meses de conversações, incluindo uma reunião secreta nos arredores de Genebra (Suíça) em que os presentes não podiam ter telemóvel ou relógio, até o negócio ter luz verde para avançar. A configuração final da unidade decorreria em Munique (Alemanha), no fim de 2018.
Passados cerca de sete anos, e com Mercedes-AMG ONE entregue, Rui Sampaio continua a falar do modelo com a mesma paixão do primeiro dia.
O Mercedes-AMG ONE é, de facto, um modelo único e que replica a tecnologia de um Fórmula 1 num automóvel que cumpre os requisitos legais para homologação para circular em estradas públicas.
Com um motor de combustão V6 turbo de 1.6 litros e quatro motores elétricos, a cadeia cinemática híbrida E PERFORMANCE é construída pelos especialistas do desporto automóvel da Mercedes AMG High Performance Powertrains em Brixworth (Reino Unido), que também são responsáveis pelo desenvolvimento e produção das unidades de propulsão dos monolugares da equipa Mercedes AMG Petronas F1. A montagem de todo o veículo será realizada em Coventry (também no Reino Unido).
Este hiperdesportivo produz uma potência total de 1063 CV (782 Kw) e tem transmissão manual automatizada de sete velocidades com embraiagem de corrida de carbono de 4 discos. O motor a combustão, montado em posição central traseira, debita 574 CV às 9000 rpm, mas tem o seu limitador apenas às 11 000 rpm. Os quatro motores elétricos somam 450 kW (611 CV). Um está montado na cambota, outro está integrado no turbocompressor e os restantes dois encontram-se no eixo dianteiro.