fbpx




A fábrica da Mitsubishi Fuso Truck Europe (MFTE), situada no Tramagal, em Abrantes, celebra este ano o seu 60.º aniversário.

É uma das maiores empregadoras da região e a terceira maior produtora de automóveis em Portugal.
A unidade fabril do Tramagal foi fundada no ano 1964 como uma joint-venture entre o português Duarte Ferreira e a construtura de camiões Berliet. Mais tarde, em 1980, começou a montar camiões e autocarros da Mitsubishi FUSO com recurso a kits CKD (completely knocked-down).

Foi durante a década de 80 que teve início a produção do camião ligeiro Mitsubishi FUSO Canter, primeiro só para o mercado nacional. Outros modelos se seguiram, como a pick-up Mitsubishi L200, o furgão Mitsubishi L300 e o Mitsubishi Pajero.


Mais tarde, em 1990, a fábrica do Tramagal seria adquirida pela Mitsubishi Motors Portugal, que passaria em 1996 para a Mitsubishi Motors Corporation que decidiu concentrar a produção apenas no Canter.
Em 2004, ocorreu uma nova mudança de mãos. Após a Daimler ter adquirido uma participação maioritária na Mitsubishi FUSO, ficou, também, como a nova proprietária da fábrica do Tramagal.

Nestas seis décadas, a MFTE celebra a produção de 260 mil unidades, exportadas para 33 mercados europeus e Marrocos. Sendo que, apenas no ano passado, a fábrica produziu 11 800 unidades FUSO Canter, um novo recorde para a unidade
Mais recentemente, em 2017, a fábrica começou a produção do primeiro camião ligeiro elétrico: o FUSO eCanter, que desde 2023 é produzido em massa.

Ricardo Carvalho

Ver todas as publicações
Publicidade
Siga-nos no Facebook:
Publicidade
Publicidade