A BMW está em processo de eletrificação de toda a sua linha. É seguro assumir, então, que o M3, o seu sedan desportivo de referência, perderá o seu motor de combustão interna num futuro próximo.
De facto, esse parece ter sido o plano até há bem pouco tempo, mas agora um relatório indica algumas mudanças nos bastidores. Um novo M3 ICE está a caminho, e coexistirá ao lado de um modelo elétrico.
Há muitos detalhes interessantes no relatório do BMW Blog. O relatório afirma que o M3 elétrico e o ICE não partilharão a plataforma, por exemplo. O relatório também diz que o coupé M4 será, alegadamente, apenas elétrico. Por outras palavras, o sedan pode ser a única opção para aqueles que querem um motor de seis cilindros em linha.
O plano, diz o BMW Blog, é usar o atual motor S58 de 3,0 litros para a próxima geração, uma vez que ainda estará em conformidade com as emissões. Isto significa uma potência na ordem dos 500 CV ou mais, mas é muito improvável que o novo carro tenha uma transmissão manual. Os responsáveis pela BMW M parecem ansiosos por se livrarem dos incómodos pedais de embraiagem assim que puderem.
A BMW já nos mostrou um modelo M elétrico com quatro motores, mas não ouvimos nada desde que um pequeno teaser foi lançado há vários meses. Nessa altura, era provável que o fabricante alemão pensasse que este seria o único sistema de propulsão proposto num potencial novo M3.