A Mclaren volta a desafiar a Ferrari ao apresentar o novo Artura Spider, uma versão descapotável do supercarro híbrido plug-in que conta com nada menos que 700 CV e uma velocidade máxima de 330 km/h.
Apresenta várias melhorias em relação ao Artura Coupé que tem sido comercializado até agora, incluindo um design revisto para acomodar a capota rígida retrátil.
Apesar da adição da capota rígida retrátil, o Artura Spider pesa apenas mais 62 kg do que o coupé, com um peso sem carga de 1.560 kg. Os designers tiveram de modificar o desenho do Artura para acomodar o tejadilho retrátil, adicionando novos suportes e deslocando as entradas de ar de arrefecimento do grupo motopropulsor.
A McLaren também modificou os contornos do para-brisas, enquanto oito motores eléctricos controlam tudo, abrindo ou fechando o tejadilho em 11 segundos a uma velocidade até 50 km/h, facilitando o som de um sistema de escape revisto. O tejadilho está também disponível com um painel de vidro electrocrómico.
As dimensões exteriores do McLaren Artura Spider são idênticas às do Coupé, com um comprimento de 4,53 metros e uma largura de 1,97 metros. A altura também se mantém inalterada em 1,19 metros, assim como a capacidade de carga da bagageira dianteira, que é de 160 litros.
O interior mantém o design centrado no condutor. O volante mantém-se “limpo”, sem botões ou comandos para além das patilhas de mudança de velocidades “esculpidas”, que se movem com o volante.
O painel de instrumentos também visa a simplicidade da informação e inclui comandos para selecionar os modos de condução Handling e Powertrain e alternar facilmente entre os programas de condução eléctrica e híbrida.
Os bancos são ajustáveis e podem ser equipados com apoio lombar, mas podem ser opcionalmente substituídos por bancos de conforto aquecidos, ajustáveis eletricamente e com memória.
O sistema de infoentretenimento e conetividade (MIS II) do Artura Spider pode reproduzir informações do seu smartphone e pode incluir um carregador por indução. O sistema áudio de série tem cinco altifalantes, mas o Pacote Tecnológico oferece um sistema de som surround Bowers & Wilkins com 12 altifalantes, incluindo um entre os bancos.
O grupo motopropulsor híbrido do M630, um V6 twin-turbo de 3 litros, proporciona uma potência combinada de 700 CV e 720 Nm de binário, mais 20 CV do que anteriormente. Os novos apoios do motor limitam o movimento do grupo motopropulsor e melhoram a estabilidade.
A caixa de oito velocidades, por sua vez, tem uma calibração revista que assegura mudanças de velocidade 25% mais rápidas e envia a potência para as rodas traseiras através do diferencial autoblocante controlado eletronicamente.
O Spider é capaz de atingir os 100 km/h a partir do ponto de paragem em 3,0 segundos, os 200 km/h em 8,4 segundos e acelerar até aos 300 km/h em 21,6 segundos, antes de atingir uma velocidade máxima limitada eletronicamente de 330 km/h. De acordo com a McLaren, pode completar o quarto de milha em 10,8 segundos.
Uma nova função “Spinning Wheel Pull-Away” proporciona uma rotação dramática das rodas quando se acelera a partir de uma paragem com uma pressão forte no acelerador, enquanto o modo puramente elétrico oferece uma autonomia de até 33 km. O Artura está equipado com uma bateria de 7,4 kWh de capacidade (líquida) e um depósito de combustível de 65 litros.