Aquele que é o elétrico mais barato do mercado vai conhecer uma renovação profunda que o aproxima em termos estético do novo Duster.
Assim, ao fim de três anos, a Dacia mostra no Salão de Genebra a nova geração daquele que é o elétrico mais vendido a particulares. Ao fim de menos de três anos, um facelift do Spring acaba de ser revelado, dotando o pequeno citadino eléctrico de maior habitabilidade e mais tecnologia.
Com as encomendas a arrancarem na Primavera, para entregas prováveis no Verão, e ainda sem preços comunicados, o modelo, que, com 3,7 metros, se encaixa no segmento dos citadinos, foi renovado para se tornar mais funcional e espaçoso. A bagageira passa a “guardar” 308 litros de bagagem, sendo um valor muito interessante tendo em conta o segmento,
No interior, o tablier foi redesenhado e passa a exibir elementos da nova linguagem de design da Dacia, passando a poder incluir uma nova gama de ecrãs digitais: de série, chega com um painel de instrumentos digital de 7’’ e a versão mais equipada traz um ecrã central de 10’’ para o infoentretenimento.
Apesar de todas as mudanças, o Spring manteve o peso abaixo dos mil quilos (984 kg na versão topo de gama Extreme), o que beneficia a eficiência e, por consequência, estica a autonomia. As duas mecânicas mantêm-se: motor de 45 CV, na versão Essential, e de 65 CV, na Extreme. Mas há uma mais forte aposta na mecânica mais potente, que passa a estar disponível num nível de equipamento intermédio, Expression.
A bateria, de 26,8 kWh, é comum a ambas as declinações e, diz a marca, é capaz de assegurar uma autonomia de pelo menos 220 quilómetros. E, em estreia, o Spring chega equipado com um sistema de travagem regenerativa, activado quando seleccionada a posição B (de brake) caixa de velocidades. Já o recarregamento pode ser feito numa tomada doméstica (11h para uma carga completa), mas também em corrente contínua, a um máximo de 30 kW (recupera dos 20% aos 80% em 45 minutos).