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Quando a Bugatti apresentou o Chiron em 2016, muitos presumiram que era apenas uma questão de tempo até que fosse lançada uma versão descapotável seguindo os passos do Veyron Grand Sport.

No entanto, a marca francesa nunca teve a intenção de vender o Chiron como descapotável e só quando surgiu a ideia da versão limitada W16 Mistral é que decidiu tornar esse carro realidade. Contudo, a marca fez muito mais do que pegar num Chiron e cortar-lhe o tejadilho.

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O W16 Mistral é o primeiro roadster da Bugatti desde o Veyron Grand Sport Vitesse de 2012 e é também o seu último modelo de estrada a apresentar o motor W16 quad-turbo de 8,0 litros. Para o tornar realidade, a Bugatti teve de reformular o monocoque de fibra de carbono e alterar a sua forma para permitir esta nova silhueta arredondada, assegurando ao mesmo tempo que o modelo passa nos testes de colisão.

Os engenheiros utilizaram novos materiais compostos de desempenho ultra elevado na sua construção para minimizar o peso e aumentar a rigidez. Esta atenção ao pormenor estende-se às portas que foram concebidas para absorver a energia criada por um impacto lateral significativo.

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O foco na segurança e no desempenho estende-se ao tejadilho, onde as novas entradas de ar de indução atrás dos apoios de cabeça não servem apenas para alimentar o W16 com ar fresco, mas são feitas de fibra de carbono que pode suportar o peso do Mistral em caso de capotamento.

Ricardo Carvalho

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