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Há muito tempo que estava prometido e agora surgiram finalmente as primeira imagens oficiais. Este é o modelo que faz a transição dos motores de combustão para as baterias elétricas.

Como tal, chegará ao mercado no segundo semestre do ano com uma série de caraterísticas únicas destinadas a torná-lo tão Porsche como o Macan de combustão interna.
Do ponto de vista do design, o novo Macan EV é, de facto, muito parecido com o resto da sua família. Claro que cresceu um pouco, uma vez que se encontra agora sobre a arquitetura da Plataforma Eléctrica Premium (PPE) da Porsche, que partilha com o Audi Q6 e-Tron de dimensões semelhantes. Tem 4786 mm de comprimento e é 58 mm mais comprido do que o Macan ICE. Também é 76,2 mm mais alto e 224 mm mais largo.

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Apresenta uma linha de tejadilho inclinada tipo coupé, não muito diferente da do Cayenne Coupe, que desce acentuadamente para a traseira, e guarda-lamas largos que escondem as suas bases EV.
A maior dimensão do novo Macan EV resulta num aumento do espaço interior. Os passageiros do banco traseiro desfrutam agora de mais espaço para as pernas e cada novo Macan também oferece um espaço adicional de arrumação em comparação com a versão ICE. Deste espaço de carga extra, 2,9 pés cúbicos estão localizados sob o capô num segundo compartimento pequeno.

Todos os Macan EV estão equipados com tração integral graças a um motor elétrico em cada eixo. São alimentados por uma bateria de 100 kWh e 800 volts que apresenta uma mistura química e um design atualizados em comparação com o Taycan. O sistema integrado de gestão da bateria permite o carregamento em corrente contínua até 270 kW.

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O sistema de gestão da bateria também pode tratar a bateria de 800 volts como se fosse um par de baterias de 400 volts. De acordo com a Porsche, isso deverá acelerar os tempos de carregamento em estações de carregamento de 400 volts.
A gama arranca com duas variantes e dois motores eléctricos nesta primeira fase, com o Macan 4 a propor 300 kW (408 cv) e 650 Nm. Estes números permitem-lhe cumprir os zero aos 100 km/hora em 5,2 segundos para uma velocidade de ponta de 220 km/hora.

O Macan Turbo cola ao alcatrão 470 kW (639 cv) e uns brutais 1.130 Nm para acelerar até aos 260 km/hora, e acelerar em 3,3 segundos até aos 100 km/hora. Sem a função overboost ativada, a potência é reduzida para os 285 kW (387 cv) no primeiro caso, e para os 430 kW (584 cv) no segundo.

A bateria de 100 kWh que equipa ambas as variantes promete até 613 quilómetros na primeira proposta, e até 591 na segunda. Graças à arquitetura elétrica de 800 volts da plataforma, admite carregamentos até 270 kW em corrente contínua e 11 kW em corrente alternada.

Ricardo Carvalho

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