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O novo Classe E da Mercedes-Benz não é um automóvel qualquer. Em alguns aspetos mostra-se mais avançado até mesmo que o topo de gama Classe S. Cresce em tamanho, ganha um renovado compêndio de tecnologia e estreia um leque muito vasto de motorizações eficientes.

A nova Classe E da Mercedes-Benz vai desembarcar no mercado nacional nas próximas semanas. À primeira vista pode parecer apenas uma evolução modesta da geração precedente, mas o salto qualitativo é enorme em todos os capítulos. Não só cresce em dimensões, como também se mune de um leque de tecnologia de primeira classe, sendo que entre elas encontramos a terceira geração do assistente multimédia MBUX, colocando este Classe E como pioneiro a utilizá-lo.
Quase que nem vale a pena referir o confortável, exclusivo e tremendamente avançado que é, com motorizações mild hybrid e híbridas plug-in logo desde o lançamento. Claro que os concorrentes terão uma palavra a dizer, até porque praticamente ao mesmo tempo chega o novo BMW Série 5 e o Audi A6 mantém-se com grandes argumentos. Os competidores alemães são a referência, mas o exclusivo escaparate não lhe vai facilitar as “coisas” e coloca na sua rota de colisão modelos tão dispares como o DS9, o Jaguar XF, o Lexus ES ou o Volvo S90, mas também não se pode descartar o Maserati Ghibli. Vejamos aquilo que mais se destaca em cada um deles.

MERCEDES-BENZ CLASSE E

Mede 4,95 m de comprimento e conta com um leque de tecnologia tão avançado que virtualmente supera (em alguns aspetos) o topo de gama da marca, o Classe S. Chega ao mercado este verão com versões a gasolina de 204 CV e Diesel de 197 CV, os dois com sistema ECO mild hybrid. Nesta primeira fase também se incluem dois híbridos plug-in com 313 e 381 CV e bateria de 25,4 kWh de capacidade capaz de brindar o seu utilizador com uma soberba autonomia elétrica de 118 km. A caixa é sempre automática 9G-Tronic, e à exceção da versão a gasolina, a restante gama conta com tração integral 4MATIC. Em termos de chassis, pode contar com suspensão pneumática e direção no eixo traseiro. No interior, é ainda mais amplo nos lugares traseiros e a bagageira chega aos 540 litros (370 nos PHEV). A dotação de equipamentos tecnológicos dá para escrever um livro: destacamos o assistente MBUX de terceira geração. O novo ecrã digital para o passageiro, que escurece automaticamente se detetar que o condutor está a olhar para ele quando o carro está a andar para evitar distrações.

Ricardo Carvalho

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