fbpx




Sustentabilidade e inclusão são duas das temáticas defendidas pela Mazda Motor Corporation no “Tokyo Auto Salon 2024”, certame que abre portas no Makuhari Messe, centro de convenções localizado em Chiba, nos arredores de Tóquio.

Em destaque estão vários conceitos direcionados à competição, abordando não só essa vertente sustentável, como o mundo das corridas virtuais, tudo complementado por um conjunto de iniciativas e de experiências com que a marca de Hiroshima pretende fortalecer os laços emocionais com os seus clientes, atuais e futuros.

Da vertente da competição o destaque vai para três propostas com que a marca pretende abordar a edição 2024 da Super Taikyu Series, popular competição composta por provas de resistência, realizada em diversas pistas japonesas: Mazda Spirit Racing Mazda3 Bio Concept e o Club Mazda Spirit Racing Roadster, ambos da categoria ST-Q, e o Concept Mazda Spirit Racing Roadster CNF, estudo integrado na categoria ST-5.

No caso do Mazda Spirit Racing Mazda3 Bio Concept, trata-se de um veículo de base Mazda3 Hatchback, equipado com um motor clean diesel 2.2L Skyactiv-D, biodiesel, em alternativa a óleos de baixo teor, como uma das opções neutras em carbono. Para além de biocombustíveis à base de microalgas utilizados até ao ano passado, o modelo começará por utilizar óleo vegetal hidrogenado fornecido pela Euglena, para depois passar a usar combustível diesel renovável produzido pela finlandesa NESTE, uma solução já em utilização prática na Europa, solução de que estão a ser realizados vários tipos de experiências de demonstração.

Já o Concept Mazda Spirit Racing Roadster CNF tem como base um roadster MX-5 equipado com um motor 2.0 Skyactiv-G, utilizando um combustível alternativo à gasolina como uma das suas opções neutras em carbono, solução que está a ser desenvolvido em conjunto com a Toyota e a Subaru. Também de base MX-5 é o Club Mazda Spirit Racing Roadster, modelo que em 2023 permitiu a um conjunto seleccionado de clientes participar num Programa/Desafio denominado “Road to the Super Taikyu Race”.

Para o efeito, a marca expõe no certame nipónico o Mazda Roadster Self-empowerment Driving Vehicle, proposta já disponível no mercado nipónico, nas versões soft-top e RF, e que permite que se desfrute dessa estreita e direta ligação entre o condutor e o seu automóvel apenas com recurso aos membros superiores.

Ricardo Carvalho

Ver todas as publicações
Publicidade
Siga-nos no Facebook:
Publicidade
Publicidade