Já presente em Portugal com os modelos Atto 3, Han, Tang e Dolphin, a BYD conta igualmente no seu portfólio com um impressionante supercarro elétrico, o YangWang U9.
Construído com base na plataforma e4, o YangWang U9 mede 4,97 metros de comprimento, cerca de 2 metros de largura e apenas 1,295 metros de altura. Recorre à Blade Battery LFP -fosfato de ferro-lítio – com uma capacidade de 100 kWh e pesa 2475 kg.
No que diz respeito aos seus motores elétricos, o YangWang U9 está equipado com um total de quatro máquinas elétricas capazes de disponibilizar uma potência total superior a 1300 cavalos. A velocidade máxima é de 300 km/h e a aceleração de 0 a 100 km/h faz-se em apenas 2 segundos.
Tudo muito impressionante, é certo, mas a sua capacidade mais curiosa é o facto de conseguir saltar, entre outras acrobacias. Tudo porque está equipado com um sistema inteligente de controlo da carroçaria designado por Disus-X que lhe permite elevar-se até 150 milímetros do solo, bem como circular em três rodas.
Curioso, sim, e apenas para mostrar as capacidades da tecnologia e da plataforma. A BYD está imparável.