fbpx




As marcas chinesas Nio e Geely assinaram um acordo que estabelece uma parceria estratégica no âmbito da tecnologia de troca de baterias.

A parceria permitir-lhes-á trabalhar em conjunto em matéria de normas, tecnologia e desenvolvimento de modelos. A Geely é a segunda marca de automóveis a assinar uma parceria relativa à troca de baterias com o fabricante chinês de veículos elétricos Nio, depois desta ter anunciado uma parceria com a Changan há poucos dias.

A troca de baterias permite aos condutores de automóveis elétricos substituir rapidamente as baterias sem carga por baterias totalmente carregadas, em vez de ligarem o veículo a um ponto de carregamento.

Nio Swap Station Battery

As marcas vão procurar estabelecer um mecanismo eficiente de gestão de ativos de baterias, criar uma operação unificada de troca de baterias e desenvolver veículos compatíveis com os sistemas de cada uma.

A troca de baterias é uma forma de reduzir a pressão sobre as redes elétricas nas horas de ponta, quando os condutores recarregam as baterias dos seus elétricos, mas os analistas e executivos da indústria esperam que a tecnologia só se torne viável se as baterias se tornarem mais padronizadas.

A Nio pretende executar um plano para quase duplicar o número total de estações deste tipo na China durante este ano, sendo um dos poucos fabricantes de veículos elétricos que apostam na troca de baterias como uma das principais opções para “alimentar” os veículos elétricos.

Em 2021, a Geely afirmou igualmente que o seu objetivo era criar 5.000 estações de troca de baterias para veículos elétricos a nível mundial até 2025. Por sua vez, a Geely tem atualmente 300 estações de troca de baterias para veículos elétricos.

Publicidade
Siga-nos no Facebook:
Publicidade
Publicidade