A Lamborghini está presente, pela primeira vez a nível oficial, no Salão de Automóveis Clássicos Auto e Moto d’Epoca, 40ª edição que se realiza, também pela primeira vez, na cidade de Bolonha.
E no ano em que celebra 60 anos de vida, a marca de Sant’Agata Bolognese fez-se representar por dois ícones da sua história, os míticos Espada e Countach, mas com dois exemplares muito especiais.
O Espada exposto – chassis número #8824, terceira série – é, na verdade, apenas uma carroçaria de um projeto de restauro em curso pelo Polo Storico – departamento da Automobili Lamborghini que protege o seu património – uma unidade enviada em 1972 para o concessionário da marca em Milão, mas que foi depois expedida para o Japão, para junto do seu primeiro proprietário.
Já o Countach LP 400 em exibição é o chassis #001, o exemplar mais antigo que existe, apresentado originalmente no Salão Automóvel de Genebra a 15 de março de 1973. É diferente do primeiro Countach produzido – o LP 500 exibido em Genebra em 1971 – e embora já seja bastante semelhante à versão final de produção que chegaria ao mercado em 1974, conta com muitos detalhes distintos.