Imagine um volante que inclua travão e acelerador? É precisamente o que a Toyota propõe com a protótipo EPU, modelo que mostrou na edição de 2023 do Salão de Tóquio.
Calcula-se que, em todo o mundo, um em cada quatro veículos vendidos é… uma pick-up. E a Toyota é precisamente um dos líderes mundiais neste segmento como modelos como a Hilux ou a Tacoma, nos EUA.
Assim, a marca japonesa apresentou o protótipo EPU, um pick-up elétrica que se juntou ao Land Cruiser SE para serem duas estrelas deste certame.
A EPU poderia ser a substituta elétrica da atual Hiliux, com 5,07 m, ou seja, 27 cm mais curta que a Hilux atual, se bem que apresenta uma distância entre eixos (3,35 m) e uma cabina dupla com capacidade para cinco passageiros. A Toyota ainda não disponibilizou nenhum dado sobre o motor deste veículo e até nem existe nenhum plano de produção ou comercialização.
Na verdade, este modelo apresenta uma ideia muito singular no seu interior. O concept de um volante similar aos comandos de um avião… que não é nova. A marca ja havia proposto esta solução no elétrico RZ da Lexus, com um ângulo de viragem limitado a uma máximo de 150º. Mas este volante tem uma particularidade, a Toyota inclui nele o acelerador e o travão, nas partes laterais do volante.
Mas sendo esta uma complexidade acrescentada para o sistema de direção, porque é que a Toyota a incorpora no volante? Para facilitar a entrada e a saída do veículo, libertando espaço e criando uma posição de condução sem restrições. E a marca é otimista ao ponto de dizer que esta direção NEO ajudará a fomentar uma maior paixão pelos automóveis.