A Lancia anunciou que o seu futuro topo de gama será um fastback 100% elétrico, modelo que será desenhado, concebido e produzido em Itália.
O futuro porta-estandarte da marca italiana será produzido em Melfi e chega já em 2026. Será construído com base na plataforma STLA Medium, assumirá uma silhueta fastback, motorizações 100% elétricas e terá um comprimento de cerca de 4,7 metros. O novo fastback será o segundo de três modelos previstos para o relançamento da marca, fase que a Lancia designa, de forma original, por Renascimento.
“O novo porta-estandarte da Lancia será um automóvel italiano deslumbrante e elegante, bonito por fora e por dentro, onde nos sentiremos, realmente, como se estivéssemos numa sala de estar de uma casa italiana. O automóvel transportará o espírito italiano para toda a Europa, com quase 50% das unidades vendidas fora de Itália. A plataforma STLA Medium será perfeita para a Lancia: sendo uma plataforma BEV nativa, será altamente eficiente para otimizar o conforto e disponibilizará tanto versões com tração dianteira como com tração integral. Esta plataforma proporcionará ao novo porta-estandarte da Lancia um desempenho global ao mais alto nível, em termos de eficiência e com uma autonomia superior a 700 km”, afirmou Luca Napolitano, CEO da marca Lancia.
O plano da Lancia a 10 anos inclui três novos lançamentos, um a cada dois anos. Ao Ypsilon, a lançar como híbrido e elétrico em 2024, seguir-se-á o novo porta-estandarte da Lancia agora anunciado. O Delta, 100% elétrico, chega em 2028.