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A Citroën desvendou hoje o novo ë-C3, a nova geração do utilitário francês que traz uma versão acessível e anuncia uma autonomia de 320 km. Nesta primeira fase de lançamento, os preços começam nos 23 300 euros.

Destacado, pelo próprio fabricante, também pelo facto de ter sido concebido e construído na Europa (foi desenhado em Paris e vai ser produzido na Eslováquia), o Citroën ë-C3 recorre à nova plataforma global para veículos elétricos da Stellantis, a “Smart Car”.
O novo modelo é maior do que atual C3 em todos os sentidos e estreia uma imagem exterior muito peculiar que segue a linha desvendada pelo protótipo Oli, em 2022.


A par do espaço, oferece uma bagageira com 310 litros com rebatimento do banco na proporção 60:40 a proporcionar aquilo a que a Citroën chama de C-Zen Lounge. Trata-se de um interior totalmente repensado, não somente em termos de arrumação, mas também em soluções mais tradicionais, como é o caso do painel de instrumentos. Que, no ë-C3, surge substituído por um novo tipo de head-display, que reflete as informações numa secção preta entre a parte superior do painel e a parte inferior do para-brisas.

Passando às motorizações, uma oferta centra-se num só motor que é uma estreia no seio do Grupo Stellantis e que debita 114 CV. A velocidade máxima é de 135 km/h e conta com um conjunto de baterias de LFP, capazes de garantir uma autonomia máxima de 320 km. Além de possibilitar um carregamento rápido de 100 kW DC, com o qual se torna possível recuperar entre 20 e 80% da capacidade, em 26 minutos, assegura a Citroën.


No entanto e optando por um mais usual (e aconselhável) carregamento normal em corrente alternada (AC), serão precisas 4h10min para repor entre 20 a 80% da capacidade, utilizando uma potência de 7 kW. Enquanto, se a corrente for de 11 kW, bastará 2h50min de ligação à tomada.
Disponível nos mercados da Europa a partir do segundo trimestre de 2024, com dois níveis de equipamento ‘You’ e ‘Max’. Em 2025, marca vai lançar uma versão deste modelo com 200 km de autonomia e um preço de entrada de 19 990 euros. Terá ainda uma versão com motor de combustão, a chegar durante 2024.

Ricardo Carvalho

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