Estocolmo, capital da Suécia e a segunda cidade mais sustentável do mundo, está a preparar-se para anunciar a proibição de circulação de automóveis a gasóleo e a gasolina em mais de 20 quarteirões até 2025, incluindo as principais zonas financeiras e comerciais da cidade.
A zona interdita terá a designação de “zona ambiental de classe 3”, será a primeira do género em Estocolmo e permitirá à capital sueca assumir-se como a primeira na Europa a proibir a circulação de veículos a gasolina e a gasóleo numa zona central da cidade.
As únicas exceções à proibição serão os ciclomotores, os motociclos, os veículos de distribuição híbridos ou a pilha de combustível, bem como os veículos de emergência e os que têm uma autorização para condutores com deficiência.
A zona escolhida é utilizada por um grande número de peões e ciclistas que poderão assim circular no centro da cidade com muito menor poluição no ar. A zona de baixas emissões prevista cobre uma área de 180.000 metros quadrados, mas está já prevista uma expansão.