fbpx




A FIAT está a celebrar os 30 anos de um seus modelos mais bem-sucedidos, o Punto. Com mais de nove milhões de unidades produzidas até 2018 ao longo de três gerações, o Punto assumiu-se como um dos modelos mais importantes do segmento B ao longo de 25 anos.

A produção da primeira geração, introduzida em 1993 motivou, inclusivamente, a construção de uma nova fábrica em Melfi, Itália, e garantiu ao Punto o título de “Carro do Ano 1995”. Disponível com várias motorizações a gasolina e a gasóleo, o Punto teve igualmente direito a uma versão descapotável, concebida pela Bertone, configuração que não viria a ter sucessor nas gerações seguintes.

A segunda geração foi lançada em 1999 no centenário da Fiat e introduziu importantes avanços em relação à geração anterior em termos de design e inovação. Foi, por exemplo, o primeiro automóvel compacto a utilizar a tecnologia “Common Rail” no segmento e quem não se lembra, também, da direção assistida elétrica com modo City.

A terceira geração foi lançada em 2005 com a designação Grande Punto, maior e mais equipado do que as gerações anteriores, destacando-se pelo design que combinava elegância e desportividade. Em 2009, chega o Punto Evo, a evolução do Grande Punto que introduziu, por exemplo, uma gama de motores mais ecológica e, posteriormente, já em 2012, surge ainda uma última atualização do modelo, a qual se manteve no mercado até 2018, ano em que termina a produção do Punto, mais concretamente no dia 18 de agosto.

Publicidade
Siga-nos no Facebook:
Publicidade
Publicidade