A Mazda revelou uma abrangente atualização do MX-5 para o mercado japonês, sendo de esperar que a mesma chegue aos restantes mercados durante o próximo ano. Abrangente, sim, mas sem desvirtuar o conceito original do MX-5. Os fãs do icónico modelo japonês podem, por isso, estar descansados.
O MX-5 de 2024 mostra-se com novos faróis LED que integram agora as luzes diurnas e as luzes traseiras também foram discretamente atualizadas, com a Mazda a recorrer exclusivamente a elementos LED, inclusivamente nos piscas. O lado esquerdo da grelha dianteira foi adaptado para acomodar o radar para o cruise control adaptativo com o assistente Smart Brake Support.
As alterações exteriores incluem ainda a pintura Aero Gray Metallic e novos designs das jantes de 16 e 17 polegadas. No habitáculo, o sistema de infoentretenimento conta agora com um ecrã de 8,8 polegadas. Está igualmente disponível um novo acabamento em castanho com uma capota bege, uma combinação que, segundo a Mazda, inspira-se nos clássicos roadsters.
Mais relevante para os fãs da condução, o “novo” MX-5 recebe um novo diferencial de deslizamento limitado que proporciona maior estabilidade às versões equipadas com caixa manual de seis velocidades. Os engenheiros também ajustaram a assistência da direção elétrica para reduzir a fricção e proporcionar um feedback mais natural.
Outra novidade é o modo DSC-Track para o sistema de controlo de estabilidade, que permite um maior grau de liberdade ao condutor antes de intervir. O motor de 1,5 litros ganhou quatro cavalos de potência, desde que alimentado com combustível com mais octanas. O Mazda MX-5 continua a fintar a eletrificação, mas tudo indica que a próxima geração integralmente nova não escape à tendência do mercado.