fbpx




A Volkswagen desvendou as primeiras imagens do novo Tiguan, um dos SUV mais populares do construtor alemão alcançando até à data mais de 7,6 milhões de unidades. Vai estar à venda em Portugal a partir do segundo semestre de 2024.

Os novos desenvolvimentos tecnológicos realizados com a MQB evo, melhoram o Tiguan em praticamente todos os domínios. Os novos motores híbridos, com uma autonomia totalmente elétrica de cerca de 100 km, tornam este SUV mais eficiente do que nunca. Além disso, o carregamento AC será mais rápido em todas as versões eHybrid, e o carregamento rápido DC de série também será possível pela primeira vez.

Um Digital Cockpit de design simplificado, com base na MIB4, a plataforma de infotainment modular de quarta geração, oferece o nível de informação mais elevado e inclui serviços digitais e aplicações a bordo. O conceito operacional foi criado para ser consistentemente autoexplicativo. Além disso, novos sistemas, como uma função de massagem pneumática para os bancos dianteiros2 ou os faróis IQ.LIGHT LED MAtrix HD – utilizados pela primeira vez no Tiguan – são derivados do modelo premium: Touareg. O novo controlo de chassis adaptativo DCC Pro2 otimiza o conforto e a dinâmica. A mais recente geração do Park Assist2 automatiza a entrada e saída dos lugares de estacionamento.

Graças à MQB evo, podem ser implementados vários tipos de propulsão no Tiguan. Por exemplo, estarão disponíveis motores Diesel sobrealimentados (TDI), motores a gasolina sobrealimentados (TSI), motores a gasolina sobrealimentados com tecnologia mild hybrid (eTSI) e sistemas híbridos plug-in (eHybrid) que serão propostos no futuro exclusivamente em conjunto com a caixa de velocidades automática (DSG). Tal como nos modelos Volkswagen ID. e no novo Passat, a posição do seletor da caixa de velocidades será futuramente alterada através de um comando na coluna de direção, à direita do volante, com um princípio de funcionamento intuitivo.

O comando é rodado para a frente para “D”, para conduzir em frente, e para trás para “R” para se poder fazer marcha-atrás, enquanto o travão de estacionamento é ativado premindo a parte lateral do manípulo. Todos os modelos Tiguan dispõem adicionalmente de patilhas atrás do volante.
O novo Volkswagen aumentou o seu comprimento em cerca de três centímetros. A altura, a largura e a distância entre eixos permanecem praticamente idênticas às do antecessor. A capacidade da bagageira da nova geração mostra como o espaço é bem aproveitado: embora o SUV seja apenas ligeiramente mais comprido, a sua capacidade da bagageira aumentou 37 litros para 652 litros (quando carregado até à altura dos encostos do banco traseiro).

Ricardo Carvalho

Ver todas as publicações
Publicidade
Siga-nos no Facebook:
Publicidade
Publicidade