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No recente lançamento da sua fábrica de BEV, a Toyota Motor Corporation (Toyota) revelou que a produção da sua próxima geração de BEV (veículos elétricos a bateria) terá o início em 2026.

A Toyota revelou quatro baterias de próxima geração, incluindo avanços de última geração com eletrólitos líquidos e sólidos, e fez uma antevisão de mais duas etapas com tecnologia de bateria de eletrólito sólido. Atualmente, a Toyota tem em curso três tecnologias para baterias de iões de lítio com eletrólitos líquidos: Performance, Popularised e High Performance.

A primeira, que será introduzida em 2026, terá uma autonomia superior a 800 quilómetros. Esse alcance, no entanto, está dependente na melhoria da aerodinâmica e na redução do peso do veículo que irá equipar. Face à bateria que equipa o Toyota bZ4X, será 20% mais barata e poderá ser carregada, de 10 a 80%, em menos de 20 minutos. Em paralelo, está a desenvolver a nova bateria Popularisation de fosfatos de ferro-lítio, recarregável em 30 minutos de dez a 80% da sua capacidade.

Prevista para entrar no mercado entre 2026 e 2027, tem como trunfos ter mais de 600 quilómetros de autonomia e ser 40% mais barata do que a daquele SUV. Já a High Performance, que chegará um ano mais tarde, combina uma estrutura bipolar com a química de iões de lítio Li-Ion e um cátodo com alto teor de níquel. A tecnologia usada irá permitir autonomias superiores a 1000 quilómetros, desde que combinada com a perfeita aerodinâmica e o peso reduzido do veículo.

Tem ainda a vantagem de ser 10% mais barata do que a bateria Performance, podendo ser carregada de dez a 80% em menos de 20 minutos.
Em 2028 está prevista a chegada ao mercado do primeiro Toyota equipado com uma bateria em estado sólido.

Ricardo Carvalho

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