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A Volkswagen apresentou o renovado ID.3 à imprensa nacional num espaço destinado às soluções digitais. O hub da Volkswagem Digital Solutions serviu de base para a conferência de imprensa e para um pequeno test drive ao volante do renovado elétrico.

Há evolução estética e uma melhoria da qualidade dos materiais no interior, uma das critícas frequentes apontadas ao modelo. Grandes superfícies pintadas e entradas de arrefecimento otimizadas dão ao ID.3 um visual mais apelativo. As entradas de ar no novo para-choques também são mais amplas para beneficiarem a aerodinâmica.


Atrás, os farolins divididos em duas partes têm uma distribuição luminosa diferente. A entrada na gama faz-se com jantesem liga leve de 18 polegadas, que passa a 19 polegadas no modelo mais equipado. Os bancos e os frisos remodelados das portas, agora com maior superfície, são revestidos em microfibra Artvelours Eco, um tecido que é 71% reciclado. Os bancos dianteiros também passam a dispor de regulação eléctrica e de massagem.

A estrutura do menu no ecrã tátil de 12 polegadas de série foi reconfigurada para exibir as informações de forma mais clara e pode ser de 15″ em opção. É pena é o facto do painel de instrumentos não ter evoluído em dimensões.

A gama foi simplificada e passa a ter apenas duas versões: a entrada na gama faz-se com a versão Pro, equipada com um motor eléctrico de 150 kW (204 CV) e 310 Nm. A bateria de 58 kWh tem uma autonomia até 428 quilómetros, que na variante Pro S, com a de 77 kWh, chega aos 559, mantendo o mesmo motor de 204 cv.
O renovado Volkswagen ID.3 Pro arranca nos 42.460 euros, com o preço de partida no ID.3 Pro S a iniciar-se nos 48.415 euros.
O mais desportivo ID.3 GTX só chegará ao mercado nacional no decorrer do próximo ano e já tem preço estimado de 52 930 euros.

Ricardo Carvalho

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