A Alfa Romeo volta a entrar no território dos supercarros com este 33 Stradale ao mesmo tempo que herda uma designação proveniente da década de 60 do século passado, com o Tipo 33.
Serão apenas 33 as unidades produzidas e que, curiosamente, já está todas vendidas. Isto porque cada uma das 33 unidades é criada com total participação dos clientes, que trabalhem em conjunto com a equipa da Alfa Romeo na personalização de automóveis a seu gosto, tanto nas cores e equipamentos, como noutros aspetos.
Com 4637 mm de comprimento e 2700 mm de distância entre eixos, o 33 Stradale assume-se como um supercarro para utilização no dia-a-dia, capaz de entusiasmar sem obrigar a ser-se piloto. Destaque ainda para a suspensão ativa de braços duplos e para o sistema de travagem (‘brake-by-wire’) com discos em carbocerâmica da Brembo, naqueles que são outros dos méritos deste superdesportivo.
O 33 Stradale pode ser configurado com motor V6 biturbo com mais de 620 CV no caso de se escolher a versão a gasolina (associado a uma caixa automática DCT de oito velocidades) ou com um elétrico de 750 CV, com autonomia estimada de 450 quilómetros em ciclo WLTP.
O motor de combustão interna é a evolução do V6 que já equipa modelos da Maserati. Está montado longitudinalmente em posição central (tração traseira) e permite ao 33 Stradale acelerar dos zero aos 100 km/h em menos de três segundos (a rondar os 2,5 segundos) e velocidade máxima estabelecida nos 333 km/h.
O interior é minimalista no design e nos materiais, todos eles concebidos com o objetivo de proporcionar o maior envolvimento possível na experiência de condução.