A Mercedes-Benz renovou por inteiro a família de furgões de segmento médio, sejam eles de mercadorias ou de passageiros, tornando-os ainda mais premium e mais eficientes e competitivos do que alguma vez foram.
O exterior e o interior surgem mais modernos, há mais elementos de segurança, de conforto e mais tecnologias. Esta geração de 2023 tem por base a terceira geração do modelo lançada em 2014 e cujo restyling aconteceu em 2019. O novo update traz um para-choques redesenhado e entradas de ar maiores, Cada versão tem uma grelha específica em combinação com o nível de equipamento. A versão de passageiros Classe V e o respetivo elétrico EQV aparecem ainda mais luxuosos, com as opções de trabalho, Vito e eVito, a possuírem uma aproximação mais utilitária.
Em opção existem linhas e pacotes AMG e Night para os Classe V e EQV. Dependendo da versão, é possível ter uma linha de LED à volta da grelha e luzes Multibeam LED.
O interior é outro ponto de diferenciação entre o veículo de passageiros e o comercial ligeiro. O Classe V e o EQV adotam um cockpit digital com um só painel que resguarda dois ecrãs de 12,3″, enquanto o tablier parece tão premium como o de outros Mercedes-Benz de passageiros. Por outro lado, o Vito e o eVito tem um “layout” mais simples, com um ecrã central tátil de 10,25″ e um ecrã ao centro do painel de instrumentos de 5,5″. De resto, o tablier tem uma imagem mais espartana.
Em termos de motores, parece não existirem grandes alterações. O EQV cont
ra com um só motor de 204 CV e 362 Nm de binário e uma autonomia a beirar os 418 km entre carregamentos. Os motores ICE são o 1.7, o 2.0 e um 2.2 litros turbodiesel.