As tintas que hoje são utilizadas na pintura dos automóveis são produzidas a partir das tecnologias mais modernas e avançadas e têm a missão de proteger o desgaste natural de um veículo.
Num automóvel, a tinta não é só utilizada para embelezar, para lhe dar cor. A sua principal função é protegê-lo contra as condições climatéricas e preveni-lo da corrosão.
Na explicação mais simples possível, em todos os automóveis encontramos três camadas de tinta que cumprem funções distintas: a primeira é colocada na chapa do veículo e trata-se do primário que é utilizado para melhorar a aderência em superfícies ferrosas. Em seguida é “pintado” o aparelho, que também ajuda prevenir a oxidação e dá um tom mate. Tem ainda a particularidade de ajudar o bate-chapas a encontrar possíveis imperfeições na superfície. A cor base desta tinta é o cinzento, mas há outras, como o branco, o azul ou o amarelo. A última etapa é a pintura de cor que pode ser uma tinta com base de solvente ou com base de água.
Sem entrarmos nas questões técnicas da tinta, conheça quais são as causas mais comuns de problemas na pintura do carro e mantenha sempre a sua viatura com um ótimo aspeto.
As flutuações da temperatura
Quando o seu automóvel está continuadamente exposto às flutuações de temperatura, a tinta vai-se expandir ou contrair de acordo com as mudanças climatéricas ocorridas. Com o tempo, este acontecimento vai fazer com que surjam pequenas fendas e aberturas que permitirão a infiltração da humidade, sal e outros produtos químicos que vão ser responsáveis pelo aparecimento da ferrugem e pela rápida deterioração da tinta.