Uma pequena distração pode ser fatal para o seu orçamento. Uma batida ligeira que danifique o para-choques e um grupo ótico pode facilmente ultrapassar os 500 euros.
Siga os conselhos e dicas da Revista Carros & Motores para evitar os dispendiosos toques em ambiente urbano.
Os pequenos toques no trânsito urbano, conhecidos por “só chapa” são os mais comuns e nem sempre são comunicados à seguradora, preferindo o culpado assumir os riscos da reparação. Nos últimos anos, as seguradoras têm vindo a registar menos participações de sinistros deste tipo, ainda que, pelo que parece do que vemos diariamente, os veículos a circular parecem ser mais.
De acordo com alguns estudos, as segundas-feiras registam mais ocorrências que os restantes dias da semana. Domingo e quarta-feira são os dias com menos acidentes. Portanto, preste atenção aos dias da semana e aumente a sua concentração ao volante. Neste texto pode ficar a conhecer alguma dias e truques para evitar estes percalços que só dão dores de cabeça, com burocracia, papelada e… despesa.
A rotina é um inimigo
Já conhece de olhos fechados o percurso, até sabe os tempos dos semáforos e quando mudam de cor, as passadeiras e os peões, que são mais distraídos e afoitos. Tudo isto pode ser uma ajuda importante, mas o seu cérebro já fez o percurso em automático e permite-se as distrações próprias da confiança. Tudo isto é o suficiente para se ver implicado num acidente. Basta um simples imprevisto para que reaja tarde demais. Nunca facilite nos percursos conhecidos.