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Depois do SF90, a Ferrari mostrou agora as versão especiais XX do Stradale e também do Spider. Estas duas pérolas sobre rodas são o resultado do Special Series com o Programa XX ambos criados pela marca do cavallino rampante.

Os Ferrari SF90 XX Stradale e XX Spider são, como os próprios nomes indicam, evoluções dos super híbridos plug-in originais.
O duplo X reforça as caraterísticas técnicas mais inovadoras dos dois modelos. Essa ideia está logo bem evidente na estética, com os dois a exibirem uma agressividade aprimorada à conta da montagem de um splitter dianteiro.
A lâmina em fibra de carbono consegue gerar à frente uma força descendente de 45 quilos a 250 km/hora. Cada entrada ou abertura de ar na carroçaria ajuda a refrigerar o motor, assim como a dissipar o calor em pontos mecânicos críticos.

Basta olhar para o capô e o pára-choques, assim como para as condutas laterais na traseira, reforçadas pelas saídas de ar logo a seguir ao tejadilho. Nada discreta é a asa fixa atrás (a primeira desde o F50), que garante um peso suplementar de 315 quilos de força descendente aos mesmos 250 km/hora. Para tornar estas “bestas” ainda mais sublimes, pára-choques e faróis passaram por uma revisão completa que os tornam quase irreconhecíveis face aos originais.

O interior consegue aliar os detalhes próprios de um super carro de competição com a qualidade irrepreensível dos materiais e dos acabamentos. Mais uma vez, é impossível ignorar a presença da fibra de carbono em vários pontos do habitáculo, com particular ênfase para os bacquets reclináveis. Já a parte superior do tablier é forrada a Alcantara enquanto por baixo é revestido com tecido técnico mas sempre inspirado no mundo das corridas.

Os estilistas da Ferrari apostaram na criação de volumes para uma combinação sofisticada de espaços funcionais e sólidos. São muitos os detalhes mecânicos (e aerodinâmicos) que tornam este SF90 XX Stradale a proposta mais potente de sempre da Ferrari. Ao nível da potência bruta, o V8 biturbo de 4.0 litros alinhado com os três motores elétricos, atinge os 1.030 cv, mais 30 do que o super modelo original.
Para isso está a passagem de 780 para 797 CV da potência do motor térmico, com os propulsores elétricos a subirem de 220 para 232 CV. Para atingir aqueles números, o V8 recebeu novos pistões e foi aumentada a taxa de compressão da câmara de combustão.

Com o som mais alto do que nunca, o motor também pode receber um impulso momentâneo dos motores elétricos para sair mais rápido das curvas. Em linha reta, para chegar aos 100 km/hora apenas precisa de 2,3 segundos, o que o torna o mais rápido de sempre das propostas da insígnia italiana. A velocidade de ponta, no entanto, está limitada a 320 km/hora, apesar de contar com uma caixa automática de dupla embraiagem e oito relações mais curtas. O sistema de travagem foi alvo de uma atenção particular, passando a integrar um ABS evo com um sensor sofisticado a enviar dados precisos da velocidade.
Os 799 exemplares para a versão com capota e os 599 descapotáveis “desapareceram” mesmo antes de ambos terem sido anunciados.
Raros são também os seus preços: 770 mil euros para o XX Stradale e 850 mil euros para o XX Spider.

Ricardo Carvalho

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