A Mercedes-Benz Trucks anunciou a apresentação da versão 100% elétrica do eActros de longo curso para o próximo dia 10 de outubro.
A denominação comercial deste camião será eActros600. A elevada capacidade das suas baterias (mais de 600 kWh) e um novo eixo motriz com dois motores que produzem uma potência contínua de 400 kW, vão permitir alcançar uma autonomia em torno dos 500 km. Os engenheiros da marca alemã têm como objetivo que as baterias do eActros600 de produção possam ser carregadas de 20 a 80% em menos de 30 minutos numa posto de carregamento com um potência de aproximadamente um megawatt.
“O eActros600 pode substituir a maioria dos camiões Diesel no segmento de longo curso, já que estabelece novos padrões em termos de rentabilidade para os nossos clientes”, referiu Karin Rådström, diretora executiva da Mercedes-Benz Trucks.
O eActros600 vai se produzido na fábrica de Wörth, em paralelo e de forma flexível ao mesmo tempo que os veículos com motor Diesel. Para além disso, as fábricas de componentes de Mannheim, Kassel e Gaggenau também terão um papel importante na eletrificação da gama de produtos da marca.
Tal como a fábrica de Wörth, estas três unidades encontram-se atualmente num processo de afastamento da tecnologia Diesel para se transformarem em centros de produção de componentes para propulsão elétrica.