fbpx




A Land Rover Classic desvendou a primeira série especial feita com base num Defender da geração anterior, mas das últimas unidades.

Ainda assim, este Islay Edition é inspirado no Land Rover Série IIa de 1965 guiado por Spencer Wilks, um dos fundadores da insígnia britânica, bem como nas maravilhas da ilha que lhe dá nome.

Esta série será constituída apenas por 30 exemplares nas variantes 90 e 110 Station Wagon. Baseado nas mesmas especificações técnicas do Classic Defender Works V8, cada Islay Edition foi redesenhado, restaurado e actualizado a partir de unidades produzidas entre 2012 e 2016.
Debaixo do capô encontramos o mesmo bloco V8 atmosférico de 5 litros com 405 CV e 515 Nm de binário que passam para as quatro rodas a partir de uma caixa automática ZF de oito relações.

Dispõe ainda de uma caixa de transferência de duas velocidades, diferenciais dianteiro e traseiro de elevada resistência, e diferencial central com distribuição do binário.

O Islay Edition, à semelhança do Works V8, acelera dos zero aos 100 km/hora em 5,8 segundos, com a velocidade máxima a chegar aos 170 km/hora.

Mas é na estética robusta que este Islay Edition se distingue, a começar pela pintura Heritage Grey baseada na cor Mid Grey da versão original de Spencer Wilks, e com as ópticas originais substituídas por faróis LED. O tejadilho contrastante e as jantes heavy-duty de 16 polegadas em aço, pintadas na cor Limestone, assim como as abas dos guarda-lamas, com acabamento Heritage Grey reforçam o visual sofisticado. É ainda incluída uma grelha de estilo clássico, que o Defender Heritage Limited Edition já equipava, enquanto as palas traseiras incorporam os logótipos tradicionais Heritage.

A estética interior do Classic Defender Works V8 Islay Edition reflecte a ligação deste Land Rover à ilha escocesa de Islay. Os bancos e os revestimentos são em pele Windsor Ebony da Land Rover, com os contornos da consola central a apresentarem detalhes na cor da carroçaria. O sistema de infoentretenimento comporta funcionalidades como a navegação, rádio digital e Bluetooth num ecrã e tablier originais.
Junto ao seletor da caixa de velocidades, com a moldura a ser em Heritage Grey, está uma placa a contar a história da construtora britânica.

A variante 90 é proposta a partir de 230 mil libras (quase 264 mil euros) enquanto a versão 110 arranca nos 245 mil euros (mais de 280 mil euros).

Ricardo Carvalho

Ver todas as publicações
Publicidade
Siga-nos no Facebook:
Publicidade
Publicidade