A dinâmica de mercado continua negativa em abril (-4%) em relação ao mesmo mês de 2022, mas observa-se uma recuperação relativamente ao mês de março (-15%).
Adicionalmente, verifica-se um aumento de oferta e procura de carros no mês de abril, face ao período homólogo do ano passado.
No que diz respeito aos veículos importados (ligeiros de passageiros), há um crescimento de +35% em abril, face ao mesmo mês de 2019, e de +17% face a 2022, que se relaciona com a falta de stock nacional.
O preço médio praticado pelos vendedores profissionais, que vinha a subir progressivamente desde agosto de 2021, mantém-se estabilizado desde novembro do ano passado até março de 2023, quando apresenta uma ligeira descida para 23.400€ que se mantém até ao mês de abril. Esta evolução representa, ainda assim, um aumento de cerca de +8% do preço face a abril de 2022, quando o valor médio se fixava em 21.750€.
Nos modelos mais representativos no Standvirtual, com 50 mil quilómetros e a diesel, mantém-se a estabilização dos preços já verificada nos meses anteriores, nomeadamente o Renault Megane Sport Tourer (22.800€), bem como o Mercedes-Benz A180 (31.500€). O Renault Clio (18.000€) e o Nissan Qashqai (24.500€) revelam um ligeiro decréscimo dos preços, em relação ao mês de março.
De acordo com os dados fornecidos pela BCA, os preços mantêm-se estáveis no comércio, mas aumentam ligeiramente no retalho em abril, face ao mês anterior.
Segundo dados da ACAP, em abril verifica-se um aumento de +25,1% no total do mercado automóvel face ao mesmo mês de 2022, mas ainda abaixo do pré-pandemia. No acumulado do ano 2023, há um crescimento de 37,6%. As energias alternativas (veículos eletrificados e híbridos GPL) representaram cerca de 46% do mercado total de ligeiros em abril de 2023.