Vinte e cinco anos, três gerações: A marca dos quatro anéis escreveu a história do design com o Audi TT. Desde o seu lançamento, em 1998, o automóvel desportivo conquistou o mundo inteiro graças ao prazer proporcionado aos condutores e à sua clara linguagem de design. A “Auto Europe” elegeu-o como o melhor automóvel novo do ano em 1999.
Em meados da década de 1990, o modelo de luxo A8 elevou a Audi a uma posição de destaque e conduziu, gradualmente, à mudança de nome das séries de modelos: O Audi 80 tornou-se o Audi A4 e o Audi 100 foi apelidado de Audi A6. Introduzido em 1994, o A4 foi o primeiro modelo a incorporar a nova linguagem de design da Audi. Seguiu-se o Audi A3, um automóvel compacto premium lançado em 1996 e a segunda geração do Audi A6, introduzida em 1997. No decurso do processo de tornar a marca mais emocional através de um design moderno e progressivo, o designer americano Freeman Thomas, sob a orientação do então Diretor de Design, Peter Schreyer, criou um automóvel desportivo purista com o Audi TT Coupé.
A Audi apresentou o estudo a uma audiência entusiástica na feira IAA em Frankfurt em setembro de 1995. O nome do modelo “TT” é uma reminiscência da lendária prova Tourist Trophy na Ilha de Man, um dos mais antigos eventos de desportos motorizados do mundo e onde a NSU e a DKW celebraram grandes sucessos com as suas motos. O nome “TT” também recorda o desportivo NSU TT da década de 1960. O facto de o Audi TT Coupé se afastar deliberadamente da nomenclatura habitual da Audi sublinhou a completa novidade que o modelo representou.
A gama de motores da primeira geração do Audi TT era vasta e, naturalmente, desportiva. A primeira geração do TT, por exemplo, estava equipada com motores turbo de quatro cilindros com um nível de potência que variava entre 150 e 225 CV e com uma motorização V6 com 250 CV. Um grande destaque da gama de motores foi o motor de quatro cilindros do Audi TT quattro Sport, com uma potência de 240 CV, tendo sido produzidas 1.168 unidades. Os clientes da primeira geração do TT tinham muitas opções quando se tratava de escolher equipamento especial. Para além das cores exclusivas, como o Papaya Orange ou o Nogaro Blue, os clientes podiam equipar o TT com acessórios especiais de fábrica. Por exemplo, o design “luva de basebol” para os bancos em pele do Audi TT Roadster, originalmente um elemento marcante no show car, passou para a produção em série. Ao longo de oito anos de produção, 178.765 Audi TT Coupé de primeira geração (Type 8N) saíram da linha de produção até meados de 2006. Exatamente 90.733 Audi TT Roadster foram fabricados entre 1999 e 2006.
Gama TT expande-se para incluir versões RS na segunda geração
Nas duas gerações seguintes, os designers mantiveram a “redução ao essencial” como princípio de design dominante, o que se torna evidente, por exemplo, no design minimalista do exterior e no interior elegante e orientado para o condutor. A forma arredondada e o motivo circular permaneceram típicos do portfólio TT e foram elementos unificadores no design exterior e interior. Por exemplo, na tampa do depósito de combustível em alumínio, nas saídas de ar redondas, na moldura da caixa velocidades e no seu característico manípulo.
A segunda geração do TT foi lançada em 2006 (Coupé) e 2007 (Roadster) e baseava-se na plataforma da segunda geração do Audi A3. Pela primeira vez, foram utilizados amortecedores adaptativos com tecnologia Audi magnetic ride. Disponível como opção, esta tecnologia adapta continuamente os amortecedores ao perfil da estrada e ao estilo individual do condutor. Em 2008, foi lançado o modelo desportivo TTS com um motor turbo de 2 litros e 272 CV, seguido um ano depois pelo TT RS com um motor turbo de 2,5 litros e cinco cilindros com 340 CV e 360 CV no Audi TT RS plus. Em 2008, a marca dos quatro anéis lançou o TT 2.0 TDI quattro – o primeiro automóvel desportivo de produção do mundo a ser equipado com um motor Diesel.
A terceira geração do Audi TT foi lançada em 2014 – e, mais uma vez, a Audi usou a nova geração para reduzir o seu peso. O TT Coupé*, com um motor 2.0 TFSI e transmissão manual, pesava apenas 1.230 quilos, até 50 quilos mais leve do que anteriormente. Para os novos TT* e TT RS, os designers reinterpretaram as linhas inconfundíveis do TT original de 1998 para a era moderna. O modelo de topo era inicialmente o Audi TTS com um motor turbo de 2 litros e 310 CV, seguido em 2016 pelo TT RS com um motor turbo de 2,5 litros e cinco cilindros, uma das unidades mais emocionantes que a marca dos quatro anéis propõe. Com os seus 400 CV, este motor tem uma sonoridade desportiva e, além disso, foi eleito nove vezes consecutivas “International Engine of the Year”.
Com o modelo especial Audi TT RS Coupé iconic edition, pintado em Nardo Gray e limitado a 100 unidades, a Audi reúne os destaques de design e de tecnologia de um quarto de século do Audi TT para celebrar este ano de aniversário de 2023.